Finalmente a Volkswagen revelou imagens da versão definitiva do up!, anunciado pela marca como "o novo carro do povo", título que um dia pertenceu ao Fusca. O primeiro protótipo do carro foi apresentado em 2007 e agora o projeto final será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. A comercialização no mercado europeu começa em dezembro deste ano.
O subcompacto, como rotula a VW, é equipado com motor 1.0 e será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, ambos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e trânsito pesado. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km com um litro de gasolina.
No interior, os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, virá como item opcional. O veículo trará de fábrica freios ABS e air bag duplo frontal e ainda o sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h, a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.
As dimensões são: 3,64 metros de comprimento menor que o Gol (3,84 m) , 1,64 de largura e 1,48 de altura, sendo um dos menores carros compactos que levam quatro pessoas. Seu entre-eixos é longo, de 2,42 metros, otimizando o espaço interno.
O veículo de entrada da Volkswagen será um carro global, com sua fabricação em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil a planta da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa, o lançamento entrará no lugar do Fox. O modelo será a aposta da VW para alcançar a meta de liderança do mercado mundial de automóveis até 2018.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião