Finalmente a Volkswagen revelou imagens da versão definitiva do up!, anunciado pela marca como "o novo carro do povo", título que um dia pertenceu ao Fusca. O primeiro protótipo do carro foi apresentado em 2007 e agora o projeto final será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. A comercialização no mercado europeu começa em dezembro deste ano.
O subcompacto, como rotula a VW, é equipado com motor 1.0 e será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, ambos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e trânsito pesado. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km com um litro de gasolina.
No interior, os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, virá como item opcional. O veículo trará de fábrica freios ABS e air bag duplo frontal e ainda o sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h, a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.
As dimensões são: 3,64 metros de comprimento menor que o Gol (3,84 m) , 1,64 de largura e 1,48 de altura, sendo um dos menores carros compactos que levam quatro pessoas. Seu entre-eixos é longo, de 2,42 metros, otimizando o espaço interno.
O veículo de entrada da Volkswagen será um carro global, com sua fabricação em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil a planta da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa, o lançamento entrará no lugar do Fox. O modelo será a aposta da VW para alcançar a meta de liderança do mercado mundial de automóveis até 2018.
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