O Volkswagen Polo acaba de chegar às concessionárias com um reconhecimento de peso na bagagem. O modelo foi escolhido o lançamento do ano na América Latina na eleição do Prêmio Americar 2018.
O novo hatch, apresentado no início de outubro em solo brasileiro, recebeu 50% dos votos e concorria com outras duas novidades no mercado brasileiro em 2017: Fiat Argo e Renault Kwid .
A premiação foi criada há 4 anos pela Americar, associação que reúne atualmente 71 jornalistas especializados de 11 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).
Os profissionais recebem os veículos para avaliação, alguns antes mesmo de chegarem às lojas, como foi o caso do Polo. A região que participa da votação concentra uma população superior a meio bilhão de pessoas e que vende anualmente 5,3 milhões de veículos.
Confira todos os ganhadores por categoria:
VW Polo - Carro do ano
A sexta geração do hatch chegou às lojas há menos duas semanas já com 8 mil unidades negociadas apenas na pré-venda. O modelo é vendido em três versões, com motorizações 1.0, 1.6 e 1.0 turbo, de potências variando de 84 cv a 128 cv.
>>Os itens de série, opcionais e preços de cada versão do novo Polo
A Volks aposta no Polo para iniciar uma ofensiva em lançamentos que contemplam 13 novidades nacionais (de um total de 20) até 2020 - o sedã Virtus será o próximo, no fim de janeiro de 2018.
Audi A5 - Melhor Importado
A segunda geração do sedã premium estreou no Brasil em agosto embarcada com o que há de mais moderno em tecnologia dentro da marca. São quatro versões disponíveis equipadas com o motor 2.0 TFSI, de potências entre 190 cv e 252 cv.
>>Audi lança A5 que 'dispensa’ o motorista no congestionamento; veja preços
O destaque do novo Audi A5 é o assistente de engarrafamento (Traffic Jam Assist). Ele permite ao carro assumir a direção em trânsitos congestionados, possibilitando ao condutor tirar as mãos do volante e o pé dos pedais de freio e acelaração.
Jeep Compass - Melhor SUV
Lançado no Brasil no fim do ano passado, o Compass é o principal produto da Jeep no país. Mesmo de porte médio e preço mais elevado (atualmente parte de R$ 105.990), o SUV virou líder do segmento (incluindo as opções compactas e mais acessíveis), desbancando o até então queridinho na categoria, o Honda HR-V.
>>Sedã ou SUV? Corolla chama Compass e Creta para a briga
O utilitário é vendido em cinco versões e duas motorizações: 2.0 Tigershark Flex, de 166 cv, e 2.0 turbodiesel, de 170 cv, sempre associada ao câmbio automático.
Ford Ranger - Melhor Picape
A picape passou por uma atualização em 2016, com efinamento na cabine e tecnologias usadas no Focus e Fusion. Também investiu em segurança, além de adotar um visual dianteiro mais amigável com o consumidor urbano.
>>Picapes viram SUVs de caçamba; veja qual se sai melhor
O modelo, por exemplo, freia e acelera sozinho, alerta o motorista para mudanças indevidas de faixa de rolamento e desliga automaticamente o farol alto ao cruzar com um veículo em sentido contrário.
São 9 versões e três motorizações: 2.5 flex, de 173 cv, 2.2 diesel, de 160 cv, e 3.0 diesel, de 200 cv. O spreços variam de R$ 106.990 a R$ 190.190.
Renault Captur - Melhor Design
O crossover feito em São José dos Pinhais (PR) realmente impacta pelo visual. É impossível desviar os olhos quando se depara com o modelo. Apesar do apelo visual, o carro ainda não deslanchou em vendas, figurando numa posição intermediária dentre os mais emplacados no segmento.
Recentemente ganhou o câmbio automático CVT na motorização 1.6, de 120 cv, que animou um pouco a procura. O propulsor 2.0, de 148 cv, continua com o automático de 4 velocidades.
O Captur é oferecido em quatro versões, com preços que vão de R$ 80.450 a R$ 93.650.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast