Preços
Valores de fábrica
Polo Hatch
1.6 R$ 44.390
1.6 I-Motion R$ 47.120
1.6 Sportline R$ 51.360
1.6 Sportline I-Motion R$ 54.090
2.0 Sportline R$ 54.790
1.6 BlueMotion R$ 48.700
Polo Sedan
1.6 R$ 47.770
1.6 I-Motion R$ 50.500
1.6 Comfortline R$ 53.920
1.6 Comfortline I-Motion R$ 56.650
2.0 Comfortline R$ 57.330
Quem ainda aguarda ansiosamente que a Volkswagen adote o elogiado design do Polo europeu no modelo brasileiro terá de esperar um pouco mais. A linha 2012 do carro chega às lojas este mês e em quase nada se difere da versão anterior. Recebeu uma leve atualização estética, o que não ocorria desde 2006, porém sem acompanhar a atual identidade visual da marca já aplicada no Fox, Jetta e Passat, além de Touareg e Tiguan.
Confira as mudanças no novo Polo
Ao invés do impacto na "embalagem", a Volkswagen preferiu apostar em versões um pouco mais recheadas em itens de série para melhorar as vendas. No primeiro semestre deste ano, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 4.560 unidades do hatch quatro vezes menos que o rival Citroën C3 (19.798), por exemplo, e 773 abaixo do chinês JAC J3. A confirguração sedã, por sua vez, apresentou número pouco mais interessante, 6.262 unidades vendidas.
Esse recheio reposicionou para cima o preço dos carros. O Polo hatch 1.6 custava na versão de entrada R$ 41.430, R$ 2.960 a menos que o 2012, que parte de R$ 44.390. Já o sedã, que saía por R$ 44.770, subiu R$ 3 mil na nova linha e agora custa R$ 47.770. Os dois modelos saem da fábrica com sistema de freios ABS e air bag duplo, sensor de estacionamento traseiro, além da porção de equipamentos que já fazia parte do pacote ar-condicionado, direção hidráulica, rádio CD Player com entrada USB, conexão para iPod e Bluetooth, entre outros equipamentos. O sedã traz teto solar, por R$ 2.240, e aletas (borboletas) para troca de marchas atrás do volante, que encarece R$ 540 o valor do carro.
O conjunto motor e câmbio permanece o mesmo da versão anterior. O propulsor 1.6 desenvolve 104 cavalos de potência e 15,6 kgfm de torque e conta com opção de transmissão manual ou automatizada (i-Motion) de cinco velocidades. Já o bloco 2.0 de 120 cv e 17,3 kgfm vem acoplado apenas a um câmbio manual. O motor mais potente passa a equipar a configuração Sportline no hatch, que antes era ofertada apenas com propulsor 1.6. A gama também sofreu um realinhamento e a partir de agora a versão 2.0 GT não será mais ofertada, bem como a versão 1.6 E-Flex, que contava com sistema que dispensa tanque auxiliar de gasolina para a partida a frio. Essa tecnologia migra para o Polo Bluemotion 1.6 (R$ 48.700).
Como não houve alterações no conjunto motriz, a dirigibilidade do hatch permanece interessante, com desempenho agradável da suspensão e a rápida resposta do motor. O conforto e silêncio a bordo também continuam sendo excelentes predicados do Polo.
Novidades
É na dianteira que se concentram as principais novidades da linha Polo 2012. Duas barras horizontais cromadas na grade, entrada de ar inferior única e faróis escurecidos são os diferenciais. Na parte de trás, as lanternas também contam com lentes escuras e o para-choque ganhou defletores. Na lateral do Polo Sportline há uma faixa com o nome da versão na parte inferior das portas. Além disso, os retrovisores estão maiores, sendo que na variante esportiva vêm pintados em preto brilhante. Por dentro, as únicas mudanças são a iluminação branca no painel, o que representa uma melhora em relação à combinação de azul e vermelho anterior, muito cansativa, novos tecidos nos bancos e moldura do painel central em um tom grafite.
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