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As mudanças no visual do Tiguan não foram muitas, mas o utilitário esportivo adotou o novo DNA de estilo da Volkswagen, com linhas horizontais bem definidas | Fotos: Divulgação/Volkswagen
As mudanças no visual do Tiguan não foram muitas, mas o utilitário esportivo adotou o novo DNA de estilo da Volkswagen, com linhas horizontais bem definidas| Foto: Fotos: Divulgação/Volkswagen

Modelo 2012

Tecnologia embarcada é a maior novidade

Pode-se dizer que o Tiguan é um carro honesto, tanto é que já teve mais de 700 mil unidades vendidas em todo o mundo desde o seu lançamento em 2007. Neste modelo 2012, de novidade evidente, apenas a evolução do opcional Park Assist, um sistema que auxilia no estacionamento do veículo em vagas medidas pelos sensores do carro. A operação é simples: quando o motorista encontra um espaço para estacionar junto à calçada, só precisa acionar o botão de comando do sistema, localizado no console central do veículo, antes de passar pela vaga. Um sensor posicionado na lateral do para-choques dianteiro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan, enquanto o condutor posiciona o carro à frente, para iniciar a manobra.

O Tiguan equipado com Park Assist dispõe de câmera traseira, que transmite imagens para a tela do rádio. Quando o carro dá ré, duas linhas amarelas são projetadas sobre a imagem exibida, mostrando a direção em que ele está recuando. Este recurso ajuda o motorista a estacionar em vagas perpendiculares. Quando o espaço disponível é sinalizado por linhas pintadas no asfalto, fica ainda mais fácil: basta alinhar as linhas amarelas com as existentes no local. Nessa segunda geração, a tecnologia também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais.

Outro opcional no carro é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.

  • O painel de instrumentos e os comandos do ar condicionado do Tiguan são os mesmos do Passat CC
  • Tela sensível ao toque é utilizada para mostrar a operação do Park Assist
  • As lanternas traseiras agora são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem
  • Sua grade frontal é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os faróis
  • Com tração 4x4 permanente, o utilitário atinge velocidade máxima de 207 km/h

A Volkswagen está iniciando as vendas do utilitário esportivo Ti­­guan reestilizado, que é o primeiro modelo importado a ser lançado no país após o governo aumentar a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos porcentuais para veículos que estão fora dos acordos bilaterais com Argenti­na, México e Uruguai. O modelo 2012 estará disponível nas concessionárias a partir de R$ 110 mil, mas, a montadora não informou o valor do veículo com os opcio­­nais. Segundo a Volkswa­gen, esses valores ainda estão indefinidos por causa do aumento do IPI.Segundo o gerente de marketing de produto da Volkswagen, Henrique Sampaio, o novo Ti­­guan sem o aumento iria custar cerca de R$ 106 mil. "O preço da versão anterior era de R$ 101,3 mil, ou se­­ja, o aumento aplicado não chegou a 8%, condiderando o IPI e os novos itens de série", dis­­se. Entre as novidades do modelo estão o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que agora auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também transversais. No entanto, é bom lembrar que todos estes itens são oferecidos como opcionais.

De série estão sensor de chuva, ar-condicionado e freio eletromecânico de estacionamento com função Auto-hold. Durante engarrafamentos ou sinais de trânsito, o sistema grava a pressão exercida sobre o pedal de freio, tornando desnecessári mantê-lo pressionado, como ocorre nos modelos equipados com câmbio automático.

As mudanças no visual do Tiguan não foram muitas, mas o utilitário esportivo adotou o novo DNA de estilo da Volkswa­gen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Novo Touareg, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Abaixo do para-choque, os faróis de neblina fo­­ram alojados nas aberturas de ventilação laterais. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.

As lanternas traseiras também foram modificadas. Agora são bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de ba­­ga­­gem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um L, que se integra às formas da carroceria. O Tiguan também traz mudanças interiores. Ele passa a ter o mesmo painel de instrumentos e os mesmos comandos do ar-condicionado que equipam o Passat CC. Outra novidade é o rádio com tela sensível ao toque, que, além dos comandos do sistema de som, é utilizada para mostrar informações sobre o ar-condicionado e na operação do Park Assist.

Seu motor é o 2.0 TSI de 200 cv de potência e torque de 28,5 kgfm, associado a um câmbio automático de seis velocidades Tiptronic (permite trocas sequenciais também por borboletas atrás do volante) e tração 4x4 permanente. Pelas informações do fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 207 km/h.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen

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