Oferecido no Brasil desde 2004, o Touareg nunca se destacou no ranking dos utilitários esportivos mais vendidos. No ano passado, segundo a Fenabrave, apenas 261 unidades foram emplacadas. Mesmo assim, a Volkswagen oferece desde setembro passado o Touareg R-Line, configuração com aparência esportiva baseada na opção com o motor 4.2 V8, de 360 cv. Em Curitiba, o modelo completo custa R$ 360 mil e precisa ser encomendado.
O Touareg R-Line se diferencia no visual, com rodas de 20 polegadas, saída dupla de escapamento, grade frontal pintada de preto brilhante e spoilers dianteiro e traseiro. Por dentro, tem apliques em cinza e em alumínio polido espalhados pelo painel e nas soleiras das portas. A sua lista de equipamentos de série é extensa. Quem comprar vai precisar algumas horas de aula para ter conhecimento de toda a tecnologia que o carro oferece no que se refere a segurança e conforto.
Há freio de estacionamento elétrico, suspensão a ar, três ajustes de condução (normal, esportivo ou conforto), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de estabilidade (ESP), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com assistência de frenagem (HSA), quatro câmeras externas para visualização interna dos arredores, abertura elétrica do porta-malas, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, faróis bi-xenonio direcionais com LEDs diurnos, assistente de subida e de descida, piloto automático, entre outros itens. E entre os opcionais, pintura metálica ou perolizada, Side Assist (alerta a presença de veículos nos pontos cegos), teto solar panorâmico e o piloto automático adaptativo ACC (que reduz a velocidade e acelera o veículo sozinho de acordo com a programação estipulada pelo condutor).
DesempenhoConfortável e com pegada esportiva
Mesmo pesando 2.075 quilos, o R-Line tem um desempenho impecável. O câmbio automático de oito marchas Tiptronic oferece trocas suaves e a sua aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a Volkswagen, acontece em 6,5 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h. Também é destaque no modelo o sistema 4Motion de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. Além disso, o modelo traz suspensão pneumática com controle eletrônico e sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar proporciona conforto em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento mais esportivo.
E a tecnologia está presente com vários dispositivos de segurança. Primeiro com o detector de fadiga, que é um equipamento que detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual mostrando um cafezinho também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar.
Outro importante dispositivo, embora oferecido como opcional, é Adaptive Cruise Control controlador automático de velocidade e distância (ACC), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até parar também. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.
Também há o sistema Front Assist, integrado ao ACC, que ajuda a evitar batidas frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a frenagem, aproximando as pinças dos discos de freio.
O Touareg R-Line também pode receber o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados em sua traseira monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. E para auxiliar no estacionamento, há sensores e uma câmera posicionada na traseira. As imagens são exibidas na tela de LCD do rádio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante. É muita mordomia.
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