Depois da nova geração Polo em 2017, agora é a vez da sua versão sedã Virtus conquistar o prêmio ‘Carro do Ano 2018/19’, da revista/site AutoEsporte.
O modelo é o quarto produto mais vendido da Volkswagen no Brasil, atrás apenas de Gol, Polo e Saveiro. E figura entre os 20 mais emplacados no país em 2018.
O Virtus desbancou Fiat Cronos, seu concorrente direto no segmento e outro finalista do carro do ano, ao lado de Chery Tiggo 2, Citroën C4 Cactus e Toyota Yaris.
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A premiação anual da AutoEsporte é a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva - está na 52.ª edição. Ela considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses, excluindo reestilizações ou apenas alterações mecânicas.
Ao todo foram oito categorias, como “Carro Premium do Ano”, com preço até R$ 200 mil, conquistada pelo Volvo XC40, outro que virou sucesso de vendas no país, liderando os licenciamentos entre os carros importados premium comercializados por aqui.
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Foram dez os critérios avaliados: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
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O júri foi formado por 28 jornalistas de oito estados brasileiros. A Gazeta do Povo participou da votação representada pelo editor de Automóveis, Renyere Trovão.
CARRO DO ANO 2018/19
Preços até R$ 100 mil
Volkswagen / Divulgação
Derivado da nova geração do Polo, o Virtus chegou às lojas em fevereiro deste ano para ocupar o espaço entre Voyage e Jetta.
O modelo é oferecido em duas versões de motorização: a 1.6 MSI, de 117 cv e 16,8 kgfm, gerenciado pelo câmbio manual de cinco marchas ou o automático de 6 velocidades, e 1.0 TSI (turboflex), de 128 cv e 20,4 kgfm, sempre associado à transmissão automática.
Os preços do Virtus variam de R$ 61.390 a R$ 79.990, sem considerar os opcionais.
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Volkswagen / Divulgação
O destaque é o quadro de instrumentos 100% digital, disponível como opcional para a versão topo de linha Highline. A tela é de 10 polegadas e permite inúmeras personalizações.
O amplo espaço interno também chama atenção: são 2,65 m de entre-eixos - 9 cm a mais que o Polo - e 521 litros de capacidade no porta-malas.
O comportamento dinâmico do sedã é um dos melhores da categoria, graças à moderna plataforma MQB A0, a mesma do Polo e uma variante da arquitetura do Golf e do Audi A3. Também é um dos mais seguros, recebendo nota máxima (cinco estrelas) no teste de colisão do Latin NCap.
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CARRO PREMIUM DO ANO 2018/19
Preços entre R$ 101 mil e R$ 200 mil
Renyere Trovão / Gazeta do Povo
Eleito também o ‘Carro do Ano’ na Europa, o XC40 é o modelo mais em conta a oferecer os comandos que mais se aproximam da tecnologia autônoma. Assim como lá fora, o SUV caiu no gosto do público brasileiro que consome veículos premium.
Ele é responsável pelo crescimento de mais de 80% nas vendas da Volvo no país em 2018 comparado ao ano passado. O modelo já emplacou 2 mil unidades desde abril, quando foi lançado em solo nacional.
O XC40 está disponível em três versões, com preços variando de R$ 169.950 a R$ 214.950. É oferecido na motorização 2.0 Drive-E, porém com duas preparações distintas. Na configuração de entrada T4, ela rende 190 cv e 30,0 kgfm, subindo para 255 cv e 35,0 kgfm na T5 Momentum e T5 R-Design, sempre gerenciada pelo câmbio automático de 8 marchas.
O carro segue o DNA da marca sueca, com forte preocupação no quesito segurança. Traz um pacote farto de itens que auxiliam à condução.
Na lista estão frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
Volvo / Divulgação
Outro recurso interessante é o dispositivo que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Há ainda a tecnologia chamada Pilot Assist, que inclui o controle de cruzeiro adaptativo, capaz de parar totalmente o veículo em congestionamentos e mover o volante em curvas leves a uma velocidade de até 130 km/h.
CARRO DO ANO SUPER PREMIUM 2018/19
Acima de R$ 200 mil
Desde que estreou oficialmente no Brasil, em março deste ano, o puro sangue não para de atropelar a concorrência mês a mês em vendas.
São mais de 900 unidades negociadas, o que o coloca como líder absoluto do segmento de esportivos. É mais que o volume de vendas de todos os rivais juntos.
O sucesso comprova um acerto estratégico da marca ao posicionar o produto no mercado. O carro é oferecido em versão única GT Premium com motor V8 5.0, de 446 cv, e câmbio automático de 10 velocidades.
Recentemente a tabela saltou dos R$ 300 mil para R$ 315,9 mil, com o início da pré-venda do Edge ST.
O muscle car é vendido no Brasil pela Ford pela primeira vez em 54 anos de história. Após a renovação feita na sexta geração, o Mustang se mantém há três anos com o título de cupê esportivo mais vendido do mundo.
Entre os equipamentos disponíveis estão o painel digital de 12 polegadas, central multimídia SYNC 3 e rodas de 19 polegadas.
MOTOR DO ANO ABAIXO DE 2.0
O sistema híbrido parcial combina uma motor elétrico para auxiliar o motor a combustão nas arrancadas e acelerações.
O propulsor 1.5 rende 183 cv e 28,6 kgfm, que incorpora mais 14 cv e 16,3 kgfm com a presença da opção elétrica.
Com o Classe C200 rodando a 120 km/h, ao descansar o pé direito o motor principal desliga e o elétrico é acionado, mantendo a velocidade do carro sem que o acelerador seja acionado.
MOTOR 2.0 OU MAIOR
O som grave quando os oito cilindros enchem empolga não só quem está ao volante, mas quem ouve de fora. A vontade é de acelerar ainda mais.
Ele faz o Mustang ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e a velocidade máxima limitada em 250 km/h. A válvula ativa do escapamento faz com que o ronco debaixo do capô ganhe tons mais nervosos nos modos esportivo e de pista.
MARCA DIGITAL
A marca obteve sucesso com a plataforma 100% digital de venda do Kwid, chamada de K-Commerce. A compra virtual permite ao cliente simular o financiamento, receber uma pré-avaliação do seu seminovo e escolher a concessionária para a retirada.
MARCA VERDE
BMW
A BMW tem forte identificação com a tecnologia elétrica e produtos de sustentabilidade. No Brasil, ela comercializa o híbrido superesportivo i8 e o elétrico i3, hatch que possui em seu interior material reciclado e fibras naturais.
EXECUTIVO DO ANO
O prêmio foi entregue a Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário paraibano que deu as iniciais de seu nome à CAOA, grupo representante da Hyundai, importador oficial e exclusivo da Subaru no Brasil e maior revendedor Ford da América Latina.
HALL DA FAMA
O arquiteto Percival Lafer se lançou na indústria automobilística em 1972, dando vida ao famoso modelo homônimo M.P Lafer, inspirado em no esportivo inglês MG TD 1952.
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