Depois da nova geração Polo em 2017, agora é a vez da sua versão sedã Virtus conquistar o prêmio ‘Carro do Ano 2018/19’, da revista/site AutoEsporte.
O modelo é o quarto produto mais vendido da Volkswagen no Brasil, atrás apenas de Gol, Polo e Saveiro. E figura entre os 20 mais emplacados no país em 2018.
O Virtus desbancou Fiat Cronos, seu concorrente direto no segmento e outro finalista do carro do ano, ao lado de Chery Tiggo 2, Citroën C4 Cactus e Toyota Yaris.
>> Fusca mais antigo do mundo, da 2.ª Guerra, volta à ativa; assista
A premiação anual da AutoEsporte é a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva - está na 52.ª edição. Ela considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses, excluindo reestilizações ou apenas alterações mecânicas.
Ao todo foram oito categorias, como “Carro Premium do Ano”, com preço até R$ 200 mil, conquistada pelo Volvo XC40, outro que virou sucesso de vendas no país, liderando os licenciamentos entre os carros importados premium comercializados por aqui.
>> Volks revela a picape Tarok para provocar a Toro
Foram dez os critérios avaliados: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
>> Chevrolet Monza está de volta e com motor turbo
O júri foi formado por 28 jornalistas de oito estados brasileiros. A Gazeta do Povo participou da votação representada pelo editor de Automóveis, Renyere Trovão.
CARRO DO ANO 2018/19
Preços até R$ 100 mil
Derivado da nova geração do Polo, o Virtus chegou às lojas em fevereiro deste ano para ocupar o espaço entre Voyage e Jetta.
O modelo é oferecido em duas versões de motorização: a 1.6 MSI, de 117 cv e 16,8 kgfm, gerenciado pelo câmbio manual de cinco marchas ou o automático de 6 velocidades, e 1.0 TSI (turboflex), de 128 cv e 20,4 kgfm, sempre associado à transmissão automática.
Os preços do Virtus variam de R$ 61.390 a R$ 79.990, sem considerar os opcionais.
>> Melhores e piores marcas de carro nas avaliações do Reclame Aqui
O destaque é o quadro de instrumentos 100% digital, disponível como opcional para a versão topo de linha Highline. A tela é de 10 polegadas e permite inúmeras personalizações.
O amplo espaço interno também chama atenção: são 2,65 m de entre-eixos - 9 cm a mais que o Polo - e 521 litros de capacidade no porta-malas.
O comportamento dinâmico do sedã é um dos melhores da categoria, graças à moderna plataforma MQB A0, a mesma do Polo e uma variante da arquitetura do Golf e do Audi A3. Também é um dos mais seguros, recebendo nota máxima (cinco estrelas) no teste de colisão do Latin NCap.
>> Carro voador entra na rota do Brasil e com preço de duas Ferraris
CARRO PREMIUM DO ANO 2018/19
Preços entre R$ 101 mil e R$ 200 mil
Eleito também o ‘Carro do Ano’ na Europa, o XC40 é o modelo mais em conta a oferecer os comandos que mais se aproximam da tecnologia autônoma. Assim como lá fora, o SUV caiu no gosto do público brasileiro que consome veículos premium.
Ele é responsável pelo crescimento de mais de 80% nas vendas da Volvo no país em 2018 comparado ao ano passado. O modelo já emplacou 2 mil unidades desde abril, quando foi lançado em solo nacional.
O XC40 está disponível em três versões, com preços variando de R$ 169.950 a R$ 214.950. É oferecido na motorização 2.0 Drive-E, porém com duas preparações distintas. Na configuração de entrada T4, ela rende 190 cv e 30,0 kgfm, subindo para 255 cv e 35,0 kgfm na T5 Momentum e T5 R-Design, sempre gerenciada pelo câmbio automático de 8 marchas.
O carro segue o DNA da marca sueca, com forte preocupação no quesito segurança. Traz um pacote farto de itens que auxiliam à condução.
Na lista estão frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.
Outro recurso interessante é o dispositivo que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Há ainda a tecnologia chamada Pilot Assist, que inclui o controle de cruzeiro adaptativo, capaz de parar totalmente o veículo em congestionamentos e mover o volante em curvas leves a uma velocidade de até 130 km/h.
CARRO DO ANO SUPER PREMIUM 2018/19
Acima de R$ 200 mil
Desde que estreou oficialmente no Brasil, em março deste ano, o puro sangue não para de atropelar a concorrência mês a mês em vendas.
São mais de 900 unidades negociadas, o que o coloca como líder absoluto do segmento de esportivos. É mais que o volume de vendas de todos os rivais juntos.
O sucesso comprova um acerto estratégico da marca ao posicionar o produto no mercado. O carro é oferecido em versão única GT Premium com motor V8 5.0, de 446 cv, e câmbio automático de 10 velocidades.
Recentemente a tabela saltou dos R$ 300 mil para R$ 315,9 mil, com o início da pré-venda do Edge ST.
O muscle car é vendido no Brasil pela Ford pela primeira vez em 54 anos de história. Após a renovação feita na sexta geração, o Mustang se mantém há três anos com o título de cupê esportivo mais vendido do mundo.
Entre os equipamentos disponíveis estão o painel digital de 12 polegadas, central multimídia SYNC 3 e rodas de 19 polegadas.
MOTOR DO ANO ABAIXO DE 2.0
O sistema híbrido parcial combina uma motor elétrico para auxiliar o motor a combustão nas arrancadas e acelerações.
O propulsor 1.5 rende 183 cv e 28,6 kgfm, que incorpora mais 14 cv e 16,3 kgfm com a presença da opção elétrica.
Com o Classe C200 rodando a 120 km/h, ao descansar o pé direito o motor principal desliga e o elétrico é acionado, mantendo a velocidade do carro sem que o acelerador seja acionado.
MOTOR 2.0 OU MAIOR
O som grave quando os oito cilindros enchem empolga não só quem está ao volante, mas quem ouve de fora. A vontade é de acelerar ainda mais.
Ele faz o Mustang ir de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e a velocidade máxima limitada em 250 km/h. A válvula ativa do escapamento faz com que o ronco debaixo do capô ganhe tons mais nervosos nos modos esportivo e de pista.
MARCA DIGITAL
A marca obteve sucesso com a plataforma 100% digital de venda do Kwid, chamada de K-Commerce. A compra virtual permite ao cliente simular o financiamento, receber uma pré-avaliação do seu seminovo e escolher a concessionária para a retirada.
MARCA VERDE
BMW
A BMW tem forte identificação com a tecnologia elétrica e produtos de sustentabilidade. No Brasil, ela comercializa o híbrido superesportivo i8 e o elétrico i3, hatch que possui em seu interior material reciclado e fibras naturais.
EXECUTIVO DO ANO
O prêmio foi entregue a Carlos Alberto de Oliveira Andrade, empresário paraibano que deu as iniciais de seu nome à CAOA, grupo representante da Hyundai, importador oficial e exclusivo da Subaru no Brasil e maior revendedor Ford da América Latina.
HALL DA FAMA
O arquiteto Percival Lafer se lançou na indústria automobilística em 1972, dando vida ao famoso modelo homônimo M.P Lafer, inspirado em no esportivo inglês MG TD 1952.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast