
Misto de cupê e utilitário esportivo, o BMW X6 começa a ser comercializado no Brasil a partir de setembro. Com capacidade para quatro pessoas e equipado com tração integral dotada de um sistema que distribui o torque na medida para cada roda, o modelo será oferecido em duas versões, ambas movidas a gasolina. A primeira, xDrive35i, equipada com motor 3.0, de seis cilindros em linha, parte em Curitiba de R$ 329 mil, enquanto a outra mais potente, com propulsor 4.4 V8, custará R$ 394 mil.
Segundo a BMW do Brasil, as primeiras 100 unidades do modelo já estão vendidas, três das quais na capital paranaense, e as próximas serão trazidas ao mercado brasileiro somente sob encomenda. A imponente carroceria do carro logo atrai as atenções. A caída do teto na parte traseira é uma das principais inovações do X6 e o que mais o diferencia de seu irmão mais próximo, o X5. Ambos compartilham a mesma plataforma, porém o novo modelo é um pouco mais comprido e largo e bem mais baixo. Tal qual o C30, da Volvo, o X6 possui quatro lugares individuais, com bom espaço vertical para os ocupantes dos assentos traseiros. E mesmo com o formato curvado da carroceria, o porta-malas abriga 570 litros em configuração normal.
Entre todas as novidades eletrônicas do X6, a mais recente é o Dynamic Performance Control, ou DPC. Este sistema melhora significativamente o controle do carro por conseguir dosar o torque também entre as rodas traseiras. O resultado faz o modelo se manter mais próximo da trajetória normal mesmo em situações adversas, sem precisar que o controle de estabilidade acione os freios para ajudar a devolvê-lo à sua trajetória.
Há, inclusive, uma tela no painel que mostra qual o torque aplicado em cada roda, dependendo da situação da pista. A versão xDrive35i, equipada com motor seis cilindros de 24 válvulas, é capaz de gerar 306 cv de potência a uma faixa de rotação de 5.800 a 6.250 giros. O torque (força) é de 40,8 kgfm de 1.300 a 1.500 rpm. Já o X6 mais apimentado, com motor V8 4.4, desenvolve 407 cv entre 5.500 e 6.400 rpm, e tem torque de 61,2 kgfm de 1.750 a 4.500 rpm. Ambos trazem câmbio automático Steptronic de seis velocidades.
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