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Fabricada em Manaus (AM), a Midnight Star tem  uma posição de pilotagem bem relaxada, com os pés e mãos posicionadas à frente, sem exageros | Fotos: Gustavo Epifanio / Agência Infomoto
Fabricada em Manaus (AM), a Midnight Star tem uma posição de pilotagem bem relaxada, com os pés e mãos posicionadas à frente, sem exageros| Foto: Fotos: Gustavo Epifanio / Agência Infomoto

Saiba Mais

O segmento de custom está bem concorrido:

- A Midnight Star está posicionada exatamente entre a Suzuki Boulevard M800, que custa R$ 32,9 mil e a Harley-Davidson Dyna tabelada em R$ 39,9 mil.

- A produção mensal da XVS 950, no Pólo Industrial de Manaus (AM), será de 400 unidades. Ela também terá uma linha especial de acessórios.

  • Pneus 170/70 x 16, na traseira
  • Velocímetro no tanque
  • Ignição na frente do guidão
  • Motor com 942 cm3
  • Bancos individuais
  • Piscas próximo a lanterna
  • Farol reforça o visual

No diversificado mercado brasileiro de motos custom, com modelos que vão de 150 a 2.300 cm3, a Yamaha lança a XVS 950 Midnight Star, estradeira de quase 1000 cc e que foi uma das grandes atrações da marca nipônica no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, que ocorreu em 2008. O novo modelo, projetado para cativar um público mais jovem – e com uma polpuda conta bancária – vai substituir a Drag Star 650 (carburada, que não atendia à terceira fase do Promot). A Midnight Star impressiona pelo porte, visual, conforto e tecnologia de ponta, além de um robusto motor de dois cilindros em "V". A produção mensal da XVS 950, no Pólo Industrial de Manaus (AM), será de 400 unidades e o preço a partir de R$ 34,6 mil. Agora a Midnight Star é a única custom comercializada pela Yamaha no Brasil.

Seguindo a tradição custom, a marca adotou um propulsor "V2" a 60 graus, porém com pistões forjados e com tratamento cerâmico nos cilindros – tecnologia já utilizada em modelos mais esportivos da marca. Com 942 cm3 de capacidade, o motor da XVS 950 conta com alimentação por injeção eletrônica e arrefecimento a ar. O propulsor gera 53,6 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 7,83 kgfm a 3.000 rpm. Na prática, o V2 da Midnight Star oferece força desde as baixas rotações. Trabalha de forma linear, entregando força e potência gradativamente, sem trancos ou sustos para o motociclista. Agora, se o piloto girar o acelerador com vontade, as respostas serão rápidas e precisas. Ao guidão da XVS 950, o piloto terá a nítida impressão que está no comando de uma custom de média cilindrada.

Outro destaque é o câmbio de cinco velocidades, com engates precisos e suaves, que foi projetado para acentuar as características do novo propulsor. A quinta marcha da XVS 950 não é exatamente uma over-drive, porém foi projetada pela engenharia da Yamaha para oferecer mais conforto em uma velocidade de cruzeiro (120 km/h).

Para transferir a potência do motor para a roda traseira, a Yamaha convocou uma velha conhecida dos proprietários de Harley-Davidson, a correia dentada reforçada com kevlar e fibra de carbono, que tem maior vida útil e menor manutenção se comparada à tradicional corrente.

Posição do piloto é confortável

Para os pilotos de baixa estatura o assento da Midnight Star está a apenas 67,5 centímetros do chão, o que reflete em maior segurança, já que as manobras em baixas velocidades podem ser realizadas com maior desenvoltura. A moto tem uma distância entre-eixos de 1.685 milímetros, o que permite uma posição de pilotagem bem relaxada, com os pés e mãos posicionadas à frente, sem exageros.

O guidão aberto e os bancos individuais também proporcionam uma dose a mais de conforto. Para aumentar a sensação de bem-estar, o piloto apoia seus pés em generosas plataformas e conta com um pedal próximo do calcanhar esquerdo para auxiliar nas reduções de marcha. Porém se a curva for muito fechada, certamente a pedaleira irá ralar no asfalto. A estradeira da Yamaha está calçada com largos pneus 130/70 x 18, na roda dianteira, e 170/70 x 16, na traseira.

A Midnight Star traz ainda piscas com capa transparente, rodas de liga-leve em tons prata e preto e cromados em várias partes da moto compõem o visual da nova estradeira da Yamaha. Já na saída de escape, uma única ponteira cromada saindo pela lateral direita da moto, que conta com catalisador.

O painel sobre o tanque traz informações básicas: velocímetro e luzes espia. A pequena tela de LCD, com regulagem de brilho, oferece ao motociclista um hodômetro total, dois parciais, fuel trip e relógio.

A ignição da XVS 950 fica logo a frente do guidão, sobre o corpo do farol que está pintado da cor da moto, em vez do miolo da chave estar na lateral da coluna de direção ou ao lado do motor, como em outros modelos custom.

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