A Yamaha lançou na Itália a sua primeira moto de alta cilindrada equipada com três rodas, sendo duas na dianteira. Batizado de Niken, o modelo será vendido no mercado europeu, mas ainda não tem preço definido.
A novidade será um dos destaques do Salão de Milão, que abre as portas para o universo duas rodas nesta terça-feira (6) - é o maior evento do gênero no mundo.
A tecnologia não é novidade na marca japonesa. Ela já era empregada em scooters, como o Tricity. Apesar das três rodas, a Niken não é um simples triciclo, uma vez que o espaço entre as duas rodas da frente é mínimo, além delas inclinarem nas curvas como uma moto de duas rodas.
Já nos triciclos convencionais, as rodas ficam em paralelo tal qual no eixo de um carro e não possuem essa mobilidade. Além disso, o veículo não se sustenta ‘em pé’ mesmo com o trio de rodas. A finalidade do projeto é oferecer mais segurança e estabilidade em curvas em relação a uma moto ‘comum’.
O lançamento é equipado como motor de 3 cilindros da MT-09, com 847 cc de cilindrada. Ele vem com freios ABS, controle de tração, quick shifter (assistente eletrônico que deixa a troca de marcha mais rápida ao eliminar o uso da embreagem) e controle de velocidade.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast