O movimento Livres, vinculado ao PSL, anunciou que deixará o partido após a chegada do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) à legenda, “negociada à revelia”. Jair Bolsonaro e o presidente da sigla, Luciano Bivar, se reuniram nesta sexta-feira (5) para acertar a filiação.
LEIA MAIS: Bolsonaro vai se filiar ao PSL para disputar a Presidência da República
Segundo o Livres, a filiação de Bolsonaro é “inteiramente incompatível” com o projeto do movimento. “Além das origens e objetivos comuns que nos identificam com os ideais da liberdade, nós, do Livres, temos em comum também o mesmo inimigo: a velha política que satura o cidadão brasileiro”, afirma o texto publicado pelo grupo.
Mais cedo, Sergio Bivar, dirigente nacional da legenda e filho de Luciano, mandou mensagem aos filiados declarando que a ida de Bolsonaro ao partido era “fatal”. “Aos meus olhos, Bolsonaro é como Lula, um candidato anti-sistema, carismático, com ares messiânicos de justiceiro, dotado de uma visão estatista e autoritária, que surfa na demagogia.”
À frente de 12 dos 27 diretórios do PSL, o Livres surgiu em 2016 com a proposta de renovar o partido “organicamente, de baixo para cima”. Após as primeiras negociações de Bolsonaro com a legenda, antecipadas pela Gazeta do Povo em dezembro, o movimento descartou a filiação e assegurou que o PSL estava “inteiramente comprometido” com sua renovação.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião