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Governo veiculou campanha milionária pró Reforma da Previdência um dia antes de desistir da proposta

Propaganda da Reforma da Previdência veiculada na sobrecapa de quatro revistas semanais no domingo (18) (Foto: Thaísa Oliveira/Gazeta do Povo) (Foto: )

O deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) quer que o governo se explique sobre a propaganda da Reforma da Previdência veiculada em quatro revistas nacionais um dia antes do anúncio de que a proposta não seria votada, na segunda-feira (19).

A publicidade do governo federal foi publicada na sobrecapa da última edição das revistas Veja, Época, Istoé e Istoé Dinheiro encaminhadas a assinantes. A peça exibe a foto de uma criança ao lado da marca do governo federal e da frase “Reforma da Previdência hoje. Para ele se aposentar amanhã”.

“O decreto de intervenção é do dia 16 de fevereiro, sexta-feira. Não há dúvidas de que a decisão [de não votar a Reforma da Previdência] é anterior. Isso tem a ver com o uso do dinheiro público. O governo se esqueceu de retirar os boletos de pagamento da propaganda”, ironiza. O parlamentar afirma que vai acionar outros deputados para solicitar a informação à Presidência.

Segundo a Editora Três, o anúncio na sobrecapa das revistas Istoé e Istoé Dinheiro custa, respectivamente, R$ 358,5 mil e R$ 180 mil e não inclui as despesas de produção. A Editora Abril, responsável pela revista Veja, e a Editora Globo, pela Época, não informam os valores dos anúncios.

Outro lado

Questionada sobre o valor da campanha e sobre a agência de propaganda responsável pela peça, a Secretaria de Comunicação da Social da Presidência afirmou que o pedido de informação deveria ser feito via Lei de Acesso à Informação — serviço disponível a todos os cidadãos pelo portal e-sic, onde o prazo para resposta pode chegar a um mês.

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