O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou que convidou formalmente o PSB a apoiar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. “Fiz [o convite]. Para nós, é prioridade absoluta essa aliança com o PSB”, disse Lupi ao blog A Protagonista nesta quinta-feira (17).
Lupi se reuniu na quarta-feira com o presidente do PSB, Carlos Siqueira. Os socialistas estão sem nome para a sucessão de Michel Temer desde que o ex-ministro Joaquim Barbosa desistiu de disputar a eleição. E o porte do PSB é um grande atrativo para que o partido seja cortejado por outras legendas – a sigla tem cinco governadores, quatro senadores e 26 deputados federais.
Para Lupi, uma aliança entre PDT e PSB “não precisa de explicação”, por conta de “afinidades históricas” entre as duas legendas. “Nós temos uma relação com o PSB que é de um século. Começou lá atrás, com Arraes, com Brizola, e a gente mantém uma rotina de conversas permanentes há muitos anos”, destacou. Apesar da ligação alegada por Lupi, PDT e PSB estiveram juntos no primeiro turno apenas em duas eleições presidenciais após o fim do regime militar: em 1998 e 2010, ocasiões em que integraram coligações encabeçadas pelo PT.
Os principais empecilhos para a consolidação da aliança PDT-PSB são os universos estaduais. Em alguns casos, os partidos estão em grupos rivais, como no Amapá. Já em outros, a exemplo de São Paulo, não há disputa direta entre as legendas, mas os expoentes dos grupos preferem outras candidaturas presidenciais – o governador paulista Márcio França é defensor de Geraldo Alckmin (PSDB).
“Eu acho que a gente está começando uma boa conversa. E a gente tem que priorizar as alianças estaduais que possam nos projetar para fazer o maior número de estados. E onde que isso nos confortar melhor, é onde acho que o PSB tem que se colocar”, disse o líder do PSB na Câmara, Júlio Delgado. O parlamentar afirmou também que o partido pode se aliar às candidaturas de Alvaro Dias (Podemos) ou Marina Silva (Rede).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião