Ao vencer o segundo turno com cerca de 70% dos votos neste domingo (28), Ibaneis Rocha (MDB) se tornou o primeiro político nascido em Brasília a ser eleito governador do Distrito Federal.
O candidato do MDB nasceu na capital federal em 1971. O atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), derrotado por Ibaneis no segundo turno, é nascido no Rio de Janeiro, assim como Rogério Rosso, que foi governador em 2010 e também disputou as eleições de 2018. Antecessor de Rollemberg, Agnelo Queiroz (PT), governador entre 2011 e 2014, nasceu na Bahia. Atual senador, Cristovam Buarque (PPS) é originário de Pernambuco, e governou o Distrito Federal entre 1995 e 1998. Já José Roberto Arruda (PR), que administrou o Distrito Federal entre 2005 e 2009, é de Minas Gerais.
Morto em setembro, Joaquim Roriz, que governou Brasília por quatro mandatos, nasceu em Goiás – estado do qual foi vice-governador e também prefeito da capital Goiânia.
A cidade de Brasília foi fundada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, e atraiu migrantes de todo o país. A população da cidade cresce desde então, mas foi apenas em 2012 que o Distrito Federal passou a ter mais habitantes nascidos em seu território do que originários de outros lugares do país.