Este é um assunto sempre polêmico. Os ‘Fake DJs’, ou DJs falsos, aqueles que não são DJs de verdade, que não estudaram pra isso e que se aproveitam de alguma fama para ganhar dinheiro em cima de um público que não tem tanto conhecimento sobre o que realmente significa ser um DJ.
Discotecar, botar uma pista pra dançar, criar o clima da festa é uma arte. Tem que estudar e pesquisar muito pra isso. Já comentei sobre este assunto em posts anteriores. É triste para os DJs que levam este trabalho a sério, verem alguém enganando o público e ‘atacando de DJ’.
Quem mais perde com os DJs de mentira é o próprio público. Imagine o seguinte – Você pagaria para ver o show de uma banda onde os músicos nem sequer encostam nos instrumentos e ficam pulando e batendo palmas enquanto você escuta o show todo em playback?! Nada agradável, não é?
Existem vários casos de modelos, ex-BBBs e famosos em geral que ficam na cabine do DJ somente batendo palmas, enquanto um DJ de verdade está atrás mixando. E também o pior dos casos, quando o famoso toca um set inteiro pré-gravado e nem sequer se dá o trabalho de fingir que está fazendo alguma coisa, só ficando nas palminhas…
A culpa maior destes ‘DJs’ existirem são dos maus clubs e promoters de festas que, pensando somente no lucro do evento, estimulam e enganam o público para irem ver estas atrações. Porém o público pode e deve ajudar a acabar com estes aproveitadores, evitando ir à festas onde fica claro que o ‘DJ’ não é um DJ de verdade.
O respeito ao trabalho dos DJs e de qualquer outro músico é primordial. É uma profissão que deve ser levada a sério como outra qualquer. Nós temos a oportunidade, e por que não a obrigação de denunciar os falsos profissionais da área, afinal, o mais importante é se divertir e de uma maneira honesta!
Quer saber mais sobre os falsos DJs que sempre aparecem por aí? O site ‘Porra DJ’ sempre denuncia de uma forma bem humorada estes falsos profissionais.
Siga as atualizações do blog pelo Facebook.
Qual é a boa!? Quinta | 03.10 Sexta | 04.10 Sábado | 05.10 Domingo | 06.10 |
Veja também:
Fala aí! O que é Deep House?
Vem aí a edição de Curitiba do Rio Music Conference!
Como o DJ cria seu set?