O Deep House é um sub-estilo da House Music popularizado bastante nos últimos anos. Se originou na década de 80 com a fusão de elementos musicais do Chicago House, Detroit Techno, Jazz e Funk (não do funk carioca, do funk original). As produções mais recentes evoluíram bastante se comparadas com as produções mais antigas, porém a essência do Deep House continua muito presente. Aperte o Play!
Originalmente a definição Deep House foi dada ao House que não era muito divulgado, que era tocado somente em poucos lugares, em clubs mais afastados e que contava com um público, com uma quantidade de adeptos, bem reduzida. Um House underground.
As características do estilo podem variar bastante, porém existe a predominância das batidas por minuto (BPM) mais baixas do que o House convencional, dos tons das notas em escalas menores, do destaque ao baixo e os vocais sintetizados, que são os elementos mais elaborados deste estilo.
O Deep House também pode ter uma melodia bem complexa, suave e elegante. Isso devido as influências que sofreu do Jazz, dando as músicas uma sensação mais introspectiva e com bastante sentimento. Dificilmente o Deep House chega a um clímax ou aos picos de euforia encontrados, como por exemplo, no Progressive House. Essa particularidade dá ao estilo uma característica de músicas com um som confortável e envolvente.
Os produtores internacionais de Deep House que mais se destacam atualmente são Kolombo, Solomun, Maceo Plex. E dos produtores brasileiros, Digitaria, Re Dupre, HNQO, entre vários outros. É um estilo em grande ascensão, que tem muito espaço para conquistar e evoluir nos próximos anos.
Veja também:
Vem aí a edição de Curitiba do Rio Music Conference!
Como o DJ cria seu set?
Fala aí! O que é Progressive House?
O que explica o rombo histórico das estatais no governo Lula
Governo Lula corre para tentar aprovar mercado de carbono antes da COP-29
Sleeping Giants e Felipe Neto beneficiados por dinheiro americano; assista ao Sem Rodeios
Flávio Dino manda retirar livros jurídicos de circulação por conteúdo homofóbico
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião