Antigo club ‘The Warehouse’ em Chicago
Com o passar dos anos, o House clássico dos anos 80/90 passou por uma grande evolução. Novas tecnologias ajudaram os produtores musicais à incorporar ao House novos elementos e melhorar a forma de produção, agregando maior qualidade. O resultado foram todos os sub-estilos que surgiram desta evolução: Techno, Progressive House, Deep House, Tech House, Trance e vários outros, que fizeram com que o House se popularizasse de uma forma muito rápida por vários países.
O elemento musical mais comum no House é a bateria eletrônica, com batidas 4 por 4 em uma sequência contínua. Podemos perceber isso na música do post de hoje, que além da bateria eletrônica, também encontramos como elementos musicas, o baixo, o piano e o elemento principal, o vocal. Nos Houses mais antigos, o vocal era um elemento super importante, estava em praticamente todas as músicas. Se fizermos uma rápida pesquisa na internet, vamos encontrar várias músicas daquela época com este mesmo padrão.
Mesmo depois de praticamente 30 anos desde que surgiu, ainda encontramos produtores musicais que continuam produzindo o ‘house puro’, com as mesmas características de anos atrás, porém com elementos de maior qualidade. Assim como, encontramos uma infinidade de produtores que colaboram com a evolução deste estilo musical, fazendo com que seja curtindo até hoje, de todas as suas variadas formas.