A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a certificação para que o aeroporto de Guarulhos opere pousos por instrumentos com o sistema ILS Categoria IIIA. Ou seja, os pousos pela cabeceira 09R poderão ser feitos com teto zero e apenas 200 metros de visibilidade horizontal.
O aeroporto é o primeiro do Brasil com ILS CAT IIIA. Galeão, no Rio de Janeiro, e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, também contarão com o sistema no futuro.
No caso do Afonso Pena, os equipamentos já foram comprados, mas ainda faltam a instalação e certificação. “O sistema ILS Cat III (cabeceira 15) está em processo de instalação e os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC)”, informou a Infraero.
O processo de certificação, porém, tende a ser demorada. Guarulhos, por exemplo, tem o equipamento instalado desde 29 de junho de 2011, quando o aeroporto ainda era administrado pela Infraero. O processo todo de testes e liberação foi acompanhado pelo GRU Airport, concessionária do aeroporto, durante quatro anos.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Deixe sua opinião