O Airbus A350-900 da TAM, que foi pintado na semana passada, precisou de 1.200 litros de tinta para ganhar a identidade visual da empresa brasileira.
Foram necessários nove dias de pintura. Na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, todos os A350 são pintados com a tecnologia chamada Base Coat – Clear Coat (BCCC), que utiliza pistola eletrostática e tintas com mais pigmentação. No fim, usa-se menos tinta (10% de redução) e deixa o avião aproximadamente 20 kg mais leve do que no processo tradicional.
Um detalhe específico do A350, de todas as companhias aéreas, é a pintura do para-brisa, entre os vidros. O preto acabou virando marca registrada desse modelo.
Esses 20 kg aparentemente não significam muita coisa. Mas além de diminuir o impacto ambiental, com menos emissão de dióxido de carbono na atmosfera, significa economia de combustível.
O A350 já voa por três companhias aéreas (Qatar Airways, Vietnam Airlines e Finnair). A TAM será a próxima, com a entrega da primeira unidade prevista para dezembro deste ano. Inicialmente, a partir de janeiro de 2016, a empresa usará a aeronave na rota entre Guarulhos e Manaus.
Abaixo, um vídeo do processo de pintura do A350.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião