Cota da Globo revela abismo financeiro no Brasileirão; veja quanto seu time ganha

Principal recurso financeiro dos clubes, a cota de televisão paga pela Globo pelos direitos de transmissão em canal aberto revela um abismo entre os clubes que do Brasileirão 2018. Na ponta de cima, Flamengo e Corinthians têm direito a R$ 170 milhões pela competição.
O valor auferido pelos dois gigantes é mais de sete vezes o destinado ao Paraná, por exemplo. O Tricolor acertou cota de R$ 23 milhões para 2018, o mesmo montante de América-MG e Ceará, outros dois clubes promovidos da Série B.
O Atlético, por sua vez, ocupa uma faixa acima, mas ainda bem distante do topo da pirâmide. O Rubro-Negro tem cota de televisão de R$ 35 milhões pelo campeonato, o que representa quase cinco vezes menos do que Fla e Timão.
LEIA MAIS: Tabela do Brasileirão favorece Flamengo e Palmeiras na briga pelo título, avalia especialista
>>>>>>>> TABELA BRASILEIRÃO 2018 >>>>>>>>
Há ainda outras cinco faixas de valores nas quais os demais clubes do Nacional estão distribuídos. A equipe que mais se aproxima do topo é o São Paulo, com R$ 110 milhões, R$ 60 milhões a menos que a dupla de “marajás”.
A divisão do dinheiro da Globo leva em consideração uma série de fatores, em especial o nível de exposição e audiência que cada clube proporciona. Aspecto que, naturalmente, empurra mais grana para os dois clubes mais populares do Brasil.
2018 representa a última temporada do atual esquema. A partir de 2019, a Globo fará uma nova divisão do dinheiro da TV aberta: 40% da receita será repartida igualmente entre os clubes, 30% de acordo com a performance dos clubes no ano anterior e outros 30% segundo o número de jogos veiculados na TV aberta.
LEIA MAIS: Veja todos os técnicos demitidos em 2018 por clubes da Série A do Brasileirão
Além da TV aberta, os clubes também negociam direitos de transmissão para canais fechados (por assinatura) e pay-per-view. Duas rendas que sofreram modificações nos últimos anos com novas negociações entre clubes e emissoras.
O Esporte Interativo entrou na jogada e assinou contratos de transmissão para canal fechado com determinados clubes, entre eles Atlético e Coritiba. Os dois clubes fecharam de 2019 a 2024 e receberam, somente de luvas, R$ 40 milhões.
Outro ponto é a rediscussão dos valores de PPV para os clubes. Insatisfeitos, determinadas equipe pleiteiam a adoção de um novo sistema de distribuição pela Globo, que é quem controla o repasse do dinheiro.