Com a virada do ano, o tema da proibição de fogos de artifício voltou à tona. Além dos feridos nos hospitais, em Curitiba, como em outras cidades, a discussão passa pelo barulho que incomoda muita gente – e também os animais.
A autora do projeto prevendo o fim de fogos com estampido em Curitiba é uma defensora da causa animal, vereadora Fabiane Rosa (PSDC). Já no dia 27, os ativistas criaram um abaixo-assinado na internet para apoiar o projeto, que tramita na Câmara. Até esta terça, havia 1,8 mil assinaturas. A vereadora diz que quer chegar a um milhão.
Os comentários dos defensores do projeto muitas vezes são sensatos (realmente há quem se incomode com o barulho), e às vezes esbarram para a simples grosseria. Um meme que algum defensor do projeto colocou na página da vereadora ensina quem gosta de rojões a introduzi-los, digamos, no próprio corpo antes de eles explodirem.
A própria Fabiane Rosa fez pelo menos um comentário deselegante. “Os feridos o que são mesmo? Vitimas?” Sim, quem se fere por definição é vítima. Até porque muitos dos feridos não foram os responsáveis por soltar os rojões.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.