O desgaste causado pela prisão faz com que Beto Richa (PSDB) já esteja muito atrás de seus adversários diretos em algumas fatias do eleitorado – entre os eleitores de maior renda e maior escolaridade o ex-governador tem índices baixíssimos.
O Ibope divulgado nesta quinta mostra que no eleitorado com ensino superior, segundo o Ibope, Beto Richa está em quinto lugar, num empate técnico com Mírian Gonçalves (PT). Ela aparece um pouco à frente, com 11%. Ele tem 10%.
À frente dos dois estão Roberto Requião (MDB), com 39%; Oriovisto Guimarães (Podemos), com 25%; Flavio Arns (Rede), com 21%; e Alex Canziani (PTB), com 16%.
Fenômeno parecido acontece na fatia do eleitorado que tem renda mensal acima de cinco salários mínimos . Aqui, Richa fica de novo em quinto, mas com índice ainda mais baixo de intenção de votos: apenas 8% dos entrevistados disseram votar nele.
DESEJOS PARA O PARANÁ: Critérios técnicos na formação da equipe
Os primeiros nessa faixa são Requião, com 36%; Flavio Arns, com 28%; Oriovisto, com 25%; e Canziani, com 14%. Richa aparece tecnicamente empatado com Mírian, que tem 5%; com Nelton Friedrich (PDT), somando 4%; e até com candidatos nanicos.
A votação que pode salvar Beto vem de eleitores mais pobres e menos escolarizados, setores em que ele também teve perdas significativas mas ainda consegue ser competitivo.
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.