Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Pacotaço de Greca deve ser aprovado com voto de 26 dos 38 vereadores

Câmara voto nesta terça (13) quatro itens do pacotaço. Servidores municipais protestam. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo. (Foto: )

Nesta terça-feira (13), a Câmara deve votar quatro itens do Plano de Recuperação de Curitiba que entraram em regime de urgência na semana passada. Na pauta estão: a Lei de Responsabilidade Fiscal do município, a alteração na previdência dos servidores do município, a previdência complementar – congelamento do plano de carreiras -, e o leilão de dívidas.

Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito Rafael Greca na Câmara, acredita que os projetos devem passar. O vereador diz que a cidade está “engatinhando” atualmente. E que, apesar de delicado, o projeto não vai tirar o direito do servidor. “A cidade é também de quem não é servidor público” diz Petruzziello sem citar um placar para a votação.

Já Sabino Picolo (DEM) acredita que serão cerca de 28 votos a favor da aprovação e 8 contra. “A cidade está parada. Não tenho dúvida de que vai passar”. Picolo diz que talvez passe alguma emenda coletiva. Outro vereador próximo à Greca afirma que a votação deve ficar em 26 a favor e 9 contra.

Contrária a todos os itens do pacotaço que serão votados, Professora Josete (PT), diz que a intenção do projeto de ajuste fiscal é “Diminuir o déficit [da cidade] prejudicando os servidores”. Segundo ela, nem todos itens apresentaram dados suficientes para serem analisados.

Outros vereadores de oposição admitem que o grupo terá apenas oito ou nove votos contra as propostas de Greca.

Pressão

A pressão para a retirada das propostas do pacotaço fica por conta dos maiores sindicatos de servidores do município. O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), iniciaram uma greve nesta segunda-feira (12).

Leia mais: Medo de descontos no salário segura adesão de servidores à greve em Curitiba.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.