O governador Beto Richa transformou o que devia ser uma cerimônia de Estado em um evento anual de adulação a caciques partidários. Em sete anos de governo, Richa entregou a Comenda da Ordem do Pinheiro a praticamente todos os grandes caciques nacionais de sua legenda, o PSDB.
Já em 2011, quando realizou a primeira cerimônia, Richa deu a Ordem do Pinheiro a seu grande parceiro e exemplo dentro do PSDB, Aécio Neves (na época, em uma sabatina, Richa declarou que Aécio era seu modelo de político contemporâneo).
Leia mais: Beto Richa dá mimos a Cida e Greca em última entrega de medalhas
Em 2013, o homenageado foi José Serra. Em 2015, o então pré-candidato a prefeito de São Paulo, João Doria Júnior. Em 2016, foi a vez do governador de São Paulo e atual presidente nacional PSDB, Geraldo Alckmin, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em 2017, com todos os maiores caciques já premiados, Richa passou para um escalão um pouco inferior do partido. Acaba de anunciar que entregará a medalha ao governador de Goiás, Marconi Perillo.
Todos receberam a comenda em seu grau máximo, a Grã-Cruz. A cerimônia, segundo revelou o Livre.Jor, custará R$ 114 mil neste ano.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.