Com o dia 7 de abril se aproximando, o cenário eleitoral no Paraná começa a tomar contornos mais bem definidos. E o prognóstico é sombrio para um dos principais postulantes ao Palácio Iguaçu: Ratinho Jr (PSD).
Daqui a duas semanas se encerra o prazo para que deputados possam mudar de partido livremente. Além disso, é quando o governador Beto Richa (PSDB) deverá deixar o cargo para ser candidato ao Senado.
LEIA TAMBÉM: Alvaro arma ratoeira para Osmar e tanta empurrá-lo para disputar o Senado
E, com a proximidade de assumir o comando do Executivo estadual, a vice Cida Borghetti (PP) – mais especificamente o marido dela, Ricardo Barros (PP) – já teria conseguido fechar um amplo leque de alianças partidárias para disputar o pleito de outubro.
Além do próprio PP, ela deverá contar com o apoio de PSDB, DEM, PTB, PSB, PPS, Pros, PMB, PHS, PMN, SD e PSL. Isso garantiria, com folgas, o maior tempo de televisão dos 12 minutos e 30 segundos do horário eleitoral. Na composição atual, Cida teria no mínimo 5 minutos para expor sua candidatura ao eleitorado paranaense – o PR, dono de importantes 45 segundos, também negocia com o casal Barros.
Logo atrás, com algo perto de 3 minutos, aparece o ex-senador Osmar Dias (PDT). Por ora, devem formalizar apoio ao pedetista, PMDB, PRB, PV e Podemos. Na sequência, vem a dobradinha PT-PCdoB, que, com quase 2 minutos, tende a lançar o ex-deputado federal petista Dr. Rosinha ao governo do estado.
LEIA TAMBÉM: Aliados de Richa têm chapa dos sonhos para aposentar Requião
Só então figura Ratinho, com o apoio apenas do PSC, que comandou por anos no estado antes de ir para o PSD. Com essa aliança minguada, ele contaria com pouco mais de 1 minuto na propaganda eleitoral.
Segundo um experiente deputado estadual, dono de vários mandatos, assim que assumir o Palácio Iguaçu, Cida irá conquistar mais apoios e, sobretudo, atrair dezenas de prefeitos, ávidos por verbas do governo estado. “Obviamente que o Ratinho não vai simplesmente desistir da candidatura agora. Mas, se perto das convenções a Cida estiver bem nas pesquisas e com tantos apoios, ele ficará encurralado”, projeta.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião