A Casa Militar do governo do Paraná apresentou um balanço das horas voadas e pagas para uso exclusivo do governador durante os dois mandatos de Beto Richa. No total, Richa voou 779 mil quilômetros de avião locado e 2 mil horas em helicópteros.
A resposta foi dada num requerimento de pedido de informação apresentado pelo deputado estadual Nereu Moura, do PMDB. Os aviões e helicópteros usados por Richa foram sempre alugados da Helisul, que venceu as licitações e segue ainda hoje sendo a fornecedora oficial de aeronaves para o governo.
Leia mais: Aos 73 anos, fundador do grupo Positivo vai estrear em eleições
No caso do helicóptero, Beto Richa foi repreendido pelo Tribunal de Contas do Estado por ter pago horas que não usou. O contrato entre governo e empresa previa um número mínimo de horas a serem pagas, mesmo que não utilizadas. O saldo geral foi muito favorável à empresa: foram 316 horas pagas sem que o helicóptero precisasse decolar.
Isso significa, segundo cálculo do deputado Nereu Moura, que o governador pagou R$ 2,3 milhões à Helisul por horas em que nenhum serviço foi prestado. Nereu também afirma que a soma dos gastos com aeronaves para uso pessoal de Richa custaram, ao longo de sete anos de mandato, R$ 861 por hora.
Procurado pelo blog, o ex-governador Beto Richa disse apenas, por meio de assessoria, que “a utilização das aeronaves locadas era determinada pela Casa Militar, que também geria o contrato.”