Roberto Requião (MDB) parece ter caminho aberto para garantir sua reeleição. Os números divulgados pelo Ibope nesta terça-feira mostram o senador com 43% das intenções de voto (somados os eleitores que pretendem dar a ele o primeiro ou o segundo voto, já que cada pessoa escolhe dois candidatos).
Com o resultado, Requião tem 15 pontos de frente sobre seu principal adversário, Beto Richa (PSDB), e 26 pontos de diferença para o terceiro colocado, Flávio Arns (Rede). Para não se eleger, precisaria ser ultrapassado pelos dois nas cinco semanas que restam antes da eleição.
Leia mais: Ratinho Jr. passa de “favorito” a “quase imbatível”
Requião aparece com 60% dos votos válidos e tem índices impressionantes em algumas fatias do eleitorado. Suas melhores votações aparecem na região metropolitana de Curitiba (53% dos votos totais, antes de se descartarem nulos, brancos e indecisos); e 50% entre os mais jovens, de até 24 anos (curioso, já que Requião deixou o governo há oito anos).
Beto Richa aparece num segundo lugar que não chega a ser confortável. Seus 28% de votos parecem pouco para alguém que acaba de ter dois mandatos à frente do Executivo.
Além disso, Beto tem de se preocupar com o efeito do segundo voto: são 30% os eleitores que dizem não saber qual será seu segundo escolhido para o Senado. Este voto, caso vá para um adversário direto de Richa, pode complicar a sua situação.
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Ibope de 1º a 4/set/2018 com 1204 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TRE: PR-04985/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião