Não tem como negar. A “Prefs” é um caso de sucesso na internet. De todas as “obras” do prefeito Gustavo Fruet (PDT) é provavelmente a mais conhecida e a que agrada mais gente. Isso fala muito sobre a situação da atual administração, que não consegue fazer obras relevantes nem desatar nós importantes. Mas também fala bem, por outro lado, da ideia bem-sucedida de fazer uma comunicação mais bem humorada para a cidade.
A página da prefeitura no Facebook, provavelmente a ponta de lança desse meio de comunicação, está chegando a meio milhão de “likes”. De “curtidas”. Ou, em termos mais antiquados, de “assinantes”. É como se um em cada quatro curitibanos tivesse deixado uma curtida lá, não só para dizer que gostou da iniciativa, mas também para receber as novidades que a equipe de comunicação posta.
Pouquíssimas páginas oficiais têm tanta gente. O governo do estado, que tem cinco vezes a população de Curitiba, tem pouco mais de um terço dos visitantes. E nem de perto tem o mesmo impacto nas postagens. A prefeitura consegue, com uma só imagem, ou um texto, atingir perto de um milhão de pessoas.
Claro que isso tem custo. E nem sempre as postagens são acertadas. Ou, pelo menos, nem sempre agradam a todos. Eu mesmo já critiquei os exageros do humor pelo humor (as tais capivaras às vezes mais torram a paciência do que informam alguma coisa útil) e há até gente que passa o dia criticando a comunicação da “prefs”, com imitações ou tentativas de descrição da “fórmula do sucesso”: bastaria juntar uma paisagem, um personagem dos anos 90 (Jaspion, Pikachu ou algo assim) e uma gíria supostamente curitibana.
Se fosse tão fácil, todo mundo fazia. O fato é que, críticas à parte (e elas são válidas, e vou continuar reclamando das capivaras), a coisa foi para a frente. Ajudou a tirar o ar sisudo da cidade e virou um ponto de referência para outras páginas. E segundo quem trabalha na página, mesmo os posts “bobos” ajudam a trazer mais gente para a página, facilitando a comunicação de coisas importantes. Pode ser.
Para uma prefeitura do tamanho de Curitiba, que tem milhões de coisas mais importantes para fazer, não é um grande feito. Mas, convenhamos, tem lá seu mérito.
PS: um mérito adicional, do ponto de vista político. A “prefs” jamais cita o prefeito nem qualquer outro político em suas páginas. Só isso já merecia um elogio.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.