Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

PM trans vai ao STF para conseguir mudar de nome

Um policial militar paranaense entrou no Supremo Tribunal Federal com um pedido de liminar para poder mudar seus nomes nos documentos e passar oficialmente como homem. Transexual, o PM já é chamado pelo seu nome correto no batalhão, mas seus documentos continuam usando o nome feminino do soldado.

O pedido ao STF foi feito pela área jurídica do Grupo Dignidade, organização especializada no atendimento da população LGBTI+. O Supremo já decidiu que o relator do caso será o decano Celso de Mello.

Leia mais: Curitibanos serão obrigados por lei a castrar cães e gatos

O Paraná, ao contrário de outros oito estados, ainda não regulamentou a decisão do Supremo que garante a mudança de nome. Hoje, no país, já não é necessário fazer cirurgia nem ter laudos psicológicos para fazer a mudança de nome.

No Paraná, ainda não há regulamentação e os cartórios, por decisão da Corregedoria de Justiça do TJPR, estariam se recusando a fazer a mudança de registro sem que haja uma decisão do CNJ.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.