Um levantamento feito pela Agência Lupa, especializada em checagem de informações, mostra que a prefeitura de Curitiba voltou a aumentar o número de funcionários comissionados, contrariando uma promessa de campanha do prefeito Rafael Greca.
De acordo com os números publicados, a gestão Gustavo Fruet termninou dezembro de 2016 com 492 comissionados. Greca começou cumprindo o que tinha prometido: baixou para 270. Mas agora, um ano depois, já chegou novamente a 463 contratados sem concurso. A Lupa diz ter conseguido os dados por meio da Lei de Acesso à Informação.
Durante a campanha, o prefeito havia se comprometido a reduzir em 40% o total de comissionados. Isso, se fosse levado a sério, deixaria a prefeitura com 364 cargos de indicação política: 99 a menos do que há hoje.
A Lupa diz que a prefeitura alega ter o menor número de comissionados em comparação com outras capitais e que reduziu o número de secretarias do município – outra promessa de campanha, essa sim cumprida pelo atual prefeito.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.