Ratinho e Osmar Dias disputam palmo a palmo a preferência do eleitor para o governo do Paraná. Na última pesquisa divulgada, nesta semana, houve empate técnico, mas Ratinho abriu seis pontos de vantagem.
No entanto, quando se olha para as tabelas que o Ibope divulgou, é possível perceber que a preferência varia conforme classe social, grau de instrução e, principalmente, de acordo com a idade do eleitor.
No geral, Ratinho tem 34% das intenções de voto, contra 28% de Osmar, 5% de Cida Borghetti e 3% de Dr. Rosinha. Em algumas faixas, porém, é Osmar quem aparece ligeiramente na frente.
O critério da idade mostra que Ratinho é muito mais bem visto entre os jovens. Na faixa até 24 anos, ele ganha de Osmar por 42% a 22%. Conforme a idade vai subindo, a distância diminui, até que entre maiores de 55 anos, Osmar vira e ganha de 34% a 25%.
Leia mais: Cida tem 40% de rejeição
Quando a divisão é por escolaridade, as linhas também se cruzam. Entre os menos escolarizados, que têm apenas até a quarta-série, Ratinho leva por 37% a 26%. Entre os que têm ensino superior, Osmar tem leve preferência, de 30% contra 28%.
No critério de renda, a mesma coisa. Entre os eleitores que têm renda inferior a um salário mínimo, Ratinho é favorito: 39% a 26%. Entre os que ganham acima de cinco salários, Osmar ganha por 34% a 28%.
Ou seja: o eleitor de Ratinho, em geral, tem perfil mais popular do que o de Osmar: é menos escolarizado e tem renda mais baixa. Além disso, é mais jovem. Osmar tem preferência dos mais velhos, mais escolarizados e com maior renda.
A pesquisa entrevistou 1.008 eleitores em todo o Paraná, entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TRE com o número 06410/2018, foi encomendada pela rádio CBN Cascavel.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião