Com colaboração de Euclides Lucas Garcia:
Ratinho Jr. finalmente tomou a decisão de sair do governo do estado. Deve anunciar a decisão a Beto Richa na segunda-feira. A ideia é voltar para a Assembleia Legislativa e ter mais tempo para fazer campanha.
Assim, Ratinho teria um ano e um mês para correr o estado como deputado estadual, pedindo votos para 2018. Ele não esconde de ninguém que seu sonho é ser governador do Paraná.
Há muito tempo Ratinho parecia dividido entre dois caminhos. Ficando no governo, tinha acesso a verbas e podia oferecer obras para prefeitos, o que facilita a negociação de apoios para 2018.
Por outro lado, ao decidir ficar no governo após o 29 de abril, o deputado ligou seu nome definitivamente às ações altamente impopulares do governo Beto Richa. E não há como se livrar desse ônus agora.
No partido, o que se comenta é que o deputado só estava esperando Beto Richa voltar de viagem (um período de nove dias no exterior) para anunciar a decisão e limpar as gavetas.
A negociação seria para que Beto mantivesse o braço direito de Ratinho, João Carlos Ortega, no comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Foi o que aconteceu em 2014, quando Ratinho se afastou durante a campanha.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.