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Redução de velocidade mostra mais um acerto de São Paulo

HaddadO anúncio de que a prefeitura de São Paulo reduziu a velocidade das pistas das marginais na cidade obviamente desagradou muita gente. Toda inovação traz críticas, ainda mais quando as pessoas acham que vão ser prejudicadas (por uma lentidão ainda maior no trânsito) em suas vidas cotidianas.

Agora, a prefeitura paulistana está afirmando que desde 20 de julho, no primeiro mês de operação dos novos limites de velocidade, o número de acidentes diminuiu em 30%. Entre outras coisas, isso significa que as pistas estão fluindo melhor: obviamente, um dos grandes problemas dos engarrafamentos é um carro que bate e trava tudo atrás dele – até chegar um guincho e tirar o caboclo de lá, já viu, todo mundo tem que ficar desviando.

Em Curitiba, não parece que seja o caso de diminuir a velocidade de nenhuma rua. Mas é possível que outras políticas “contraintuitivas” possam aumentar a velocidade do trânsito nas principais avenidas no horário de pico. Uma delas seria a aplicação de mais multas.

Claro, muita gente reclama de multa. Mas veja se não é verdade: o que mais trava o trânsito das 18h, por exemplo, é o sujeito que tenta “aproveitar” o sinal e para no meio do caminho, com o carro inteiro no meio da pista, impedindo que circule quem vem na transversal.

Os prefeitos de grandes cidades têm de ser ousados com esse tipo de política: preferência ao ônibus, com pistas exclusivas; ônibus com mais vantagens, com integração temporal; combate a infrações de trânsito e acidentes, mesmo que com medidas impopulares. São Paulo, goste-se ou não, tem sido pioneira nisso, com erros e acertos. Os outros, quando muito, estão copiando.

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