Valei-me prefeitos!
Beto Richa diz que o seu principal trunfo para garantir uma cadeira no Senado a partir do ano que vem são os prefeitos. O ex-governador confia que conquistou a lealdade dos administradores municipais pelos convênios que fez e pelas verbas que liberou nos últimos anos.
Mosca azul
Ex-prefeito de Pinhais, Luizão é visto como deputado federal virtualmente eleito em outubro: chegou a ter 94% dos votos na sua reeleição. Mas pode ser que a mosca azul mude o rumo de sua campanha. Luizão, que atualmente é filiado ao PRB, estaria sendo tentado a assumir a vice de algum dos candidatos a governador. Um dos problemas é seu passado de décadas no PT, que hoje não pega bem.
O prefeito escapou
O estranho caso do aumento do IPTU que não afetou justamente o imóvel do prefeito Marcelo Belinati, em Londrina, terminou sem culpados. A sindicância que tentou descobrir porque o condomínio do prefeito, ao contrário de 98% dos demais imóveis, escapou do índice de reajuste, disse que o que houve foi apenas uma “incongruência”. Em bom português, uma espécie de “milagre fiscal”. Decidiu também que não há como cobrar retroativamente. Já Belinati diz que foi ele quem avisou do problema.
Em causa própria
Relator do malfadado projeto que liberaliza o uso de agrotóxicos no país, Luiz Nishimori (PR-PR) foi alvo de matéria do Congresso em Foco. As repórteres Amanda Audi e Thalita Essi revelam que, embora isso não apareça na declaração de bens do parlamentar, a família do deputado tem empresas que lucram justamente com a venda de “fitossanitários”. Leia o texto completo aqui.
Leia mais: Rumo à eleição: o candidato mais popular; o guarda-costas do prefeito; as fotos polêmicas de Beto
Birrento
Requião foi obrigado judicialmente a retirar do ar pesquisa de intenção de voto que pôs no Twitter. Diz que fará exatamente o contrário. Publicou os dados parcialmente, agora diz quew vai publica na íntegra. Tudo por birra com Beto Richa.
Mais briga
Aliás, Requião também comprou briga com o site Antagonista, de Diogo Mainardi. Descoberta a falsidade da viagem de Sergio Moro a Portugal, divulgada pelo senador e por outros políticos, Requião foi duramente criticado no site (inclusive por um erro de crase). Respondeu no mesmo tom. “O site Antagonista (anta agonizante) me provoca por ter repetido informação da internet de que Moro estaria em Portugal! Ele não está é no processo em que interferiu, se estava em Curitiba poderia ter ido a Antonina comer barreado e beber uma cachacinha. Não existe juiz de acusação!”
Isso sim é renovar
Na última reunião da CCJ do ano, Nelson Justus usou a experiência para manter a calma. Estava discutindo com os deputados de oposição, que queriam forçar um debate sobre o reajuste dos servidores, mesmo após Cida Borghetti anunciar que estava retirando a proposta. Justus disse que sabia que o regimento não obrigava a isso. “Estou há trinta anos aqui”, disse, como argumento de autoridade. Alguém na audiência aproveitou a bola quicando: “Vamos renovar!” Justus, sem nem dar bola, só deu razão à crítica: “Vamos, vamos…”, disse, resignado.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião