A estreia de Alvaro
O senador Alvaro Dias terá um primeiro momento de grande exposição na corrida pelo Planalto. Na segunda-feira, dá entrevista para três dos principais veículos de comunicação do país simultaneamente. Uol, Folha de S.Paulo e SBT decidiram chamar os seis primeiros colocados na disputa, segundo o último Datafolha*. A sabatina começa às 10h e terá uma hora de duração.
Direto da cadeia
Quem não ficou feliz com a inclusão de Alvaro na sabatina foi outra senadora paranaense, Gleisi Hoffmann. Ela chiou nas redes sociais porque Alvaro, sétimo colocado no Datafolha, só entrou na lista das entrevistas porque Lula, primeiro colocado, foi retirado. O motivo é simples: ele está preso. Mas a senadora não se rende. “Lula não está com seus direitos políticos suspensos. Será candidato. Excluir sua representação de entrevistas só evidencia o caráter antidemocrático desses veículos de comunicação”, disse via Twitter.
Do arco da velha
Cida Borghetti escolheu para dirigir o Instituto de Medicina-Legal do Paraná um ex-vereador. Paulino Pastre, que passou pela Câmara de Curitiba nos anos 1990, foi anunciado como novo diretor.
Quem é vivo aparece
Gustavo Fruet tem sido menos visto do que cabeça de bacalhau. Andou recluso depois de perder a prefeitura. Mas nesta sexta apareceu em Morretes, já fazendo “pré-campanha” ao lado de Osmar Dias. Os dois estavam na Feira Agrícola e Artesanal do município, já com direito às camisas azuis de mangas arregaçadas que todo candidato que se preze parece obrigado a usar.
Lula apoia Temer?
O novo levantamento do Paraná Pesquisas** mostrou que é muito cedo para saber até onde a prisão de Lula muda o cenário eleitoral. Quando questionados sobre quem Lula apoia para 2018, só 11,8% citaram Ciro Gomes e 11,5% falaram e Fernando Haddad, as duas hipóteses mais prováveis. O resto deu palpites bem curiosos, meio enlouquecidos. Para 15%, Lula vai de Marina (!) e para 4,1%, de Michel Temer (!!!).
*Metodologia: Pesquisa realizada pelo Datafolha de 11 abr a 13 abr com 4194 entrevistados em 227 municípios. Registro no TSE: BR-08510/2018. Margem de erro: 2,0%.
**Metodologia: 2.002 entrevistados pelo Paraná Pesquisas em 154 cidades em: 27/4-2/5/2018. TSE: BR-02853/2018. Margem de erro: 2,0%. Confiança: 95%.