A vereadora Katia Dittrich, mais conhecida como Katia dos Animais de Rua, deve perder o mandato na Câmara em breve. O Solidariedade, partido pelo qual ela se elegeu, entrará com um pedido para que a Câmara de Curitiba convoque o suplente da vereadora, expulsa da legenda por decisão da cúpula nacional.
Katia é acusada de ficar com parte dos salários de funcionários de seu gabinete. Eleita no ano passado, a vereadora tomou posse no começo de 2017. Vários funcionários se reuniram e levaram à Câmara um dossiê com documentos que supostamente comprovariam que ela estava pedindo a devolução de parte dos salários.
Leia mais: Conta de telefone de deputados do Paraná chega a passar de R$ 6 mil por mês
O caso está sendo investigado pela Câmara, que abriu uma Comissão Processante. Isso, em tese, poderia levar à cassação do mandato. Antes mesmo disso, porém, o Solidariedade decidiu expulsar a vereadora. A decisão abre caminho para a perda do mandato.
Pela legislação brasileira, os cargos de eleições proporcionais pertencem ao partido. Assim, quando algum parlamentar é expulso, a vaga fica imediatamente para seu suplente. No caso de Katia, a vaga deverá ficar para Zé Maria, ex-vereador por vários mandatos e presidente municipal do partido.
A vereadora, de primeiro mandato, nega qualquer irregularidade e diz ser vítima de uma conspiração.
Siga o blog no Twitter.
Curta a página do Caixa Zero no Facebook.