Colaborou: Euclides Lucas Garcia
Às vésperas do primeiro de maio, começam a surgir boatos de que a nova governadora do Paraná, Cida Borghetti, poderia contrariar o discurso de Beto Richa e tentar conceder algum tipo de reajuste, ainda que pequeno, aos servidores públicos.
O funcionalismo paranaense está sem reajuste há 27 meses, em razão do duro ajuste fiscal feito por Beto. Segundo ele, não havia nem como repor a inflação sem colocar em risco as finanças do estado e o investimento em áreas prioritárias. O governador também dizia que os servidores já tinham salários razoáveis e precisavam compreender a situação.
Nem Cida Borghetti nem sua equipe confirmam qualquer intenção de retomar os reajustes. Porém, nos bastidores, a informação começa a ganhar corpo. Deputados já teriam sido sondados, para saber se não sentiriam constrangimento de aprovar um reajuste agora depois de terem negado no governo anterior – afinal, a base é praticamente a mesma.
E o reajuste seria uma facada na já abalada popularidade de Beto Richa, que passaria por mão-de-vaca, enquanto Cida sairia por cima.
Leia mais: Ratinho atrai pobres, jovens e menos instruídos. Osmar lidera entre mais velhos
Os deputados dizem que não se sentem constrangidos, e avisaram isso à governadora. No entanto, mesmo assim, os mais próximos à governadora negam qualquer intenção de reajuste.
Um aliado de Beto Richa diz apenas que a ideia faria sentido. “Cada um sabe onde a coisa pega. Não será com sorrisos e gentileza que ela crescerá nas pesquisas e sim com atitudes”, diz, lembrando que Cida só tem 5% das intenções de voto para o governo até agora, segundo o Ibope*. “Há margem orçamentária e financeira”, diz o deputado.
A reunião com o Fórum das Entidades Sindicais nesta quarta poderia ser um primeiro passo para a retomada dessa negociação.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião