O site Business Insider publicou semana passada um artigo muito interessante e que bota lenha na fogueira da velha discussão sobre remakes X filmes originais. Já há um bom tempo tenho uma opinião formada sobre o assunto, como escrevi no post “A vingança dos remakes malditos“. Acredito que o problema aqui não é “revisitar” obras que, em algum momento, causaram certo furor, mas sim a maneira desleixada como isso é feito em 90% dos casos. Além do mais, a avalanche de remakes que invade os cinemas todos os anos me parece ser mais um sintoma da crise por que Hollywood passa — crise não só de originalidade, mas também de ousadia. Na cabeça dos executivos, parece ser mais seguro investir em uma franquia ou trama já conhecida do que bolar algo do zero, com potencial para atingir o grande público e fazer história. Não se enganem, filmes com roteiro original como Gravidade (Gravity, 2013) e A Origem (Inception, 2010) são exceções, e não a regra.
E falando em exceções, claro que isso se aplica aos remakes também. Vez ou outra, algum diretor apresenta uma versão que acaba por se mostrar tão boa quanto a obra original, ou até melhor — afinal, os recursos e a tecnologia também tendem a se aprimorar com o tempo. E é essa tese que o artigo do Business Insider procura comprovar, com uma lista de dez remakes que são melhores que os filmes originais. A compilação foi feita com base em avaliações do público e da crítica especializada, por meio de sites como o Metacritic e o Rotten Tomatoes. Leia o artigo completo aqui (em inglês).
Interessante é que constam vários filmes eu nem sequer sabia que eram “refilmagens”. Outros são baseados em produções obscuras e, assim, não me parece tão difícil que tenham sido superados por remakes. Abaixo, segue a lista, com o respectivo filme original que “ficou pra trás” (optei por manter o nome das obras com o título original, no idioma correspondente, até para não confundir demais):
O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, 1941)
Melhor que: The Maltese Falcon, 1931 (o filme original foi tão ofuscado por seu remake que, quando lançado na televisão, décadas depois, teve o nome alterado para “Dangerous Female”, a fim de evitar confusões com a obra de John Huston)
*
Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments, 1956)
Melhor que: The Ten Commandments, 1923 (o filme original, que era mudo, foi revisto 30 anos depois pelo mesmo diretor, Cecil B. DeMille)
*
Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (Airplane, 1980)
Melhor que: Zero Hour!, 1957 (o filme original, vejam só, era um drama de suspense e recebeu o título no Brasil de Entre a Vida e a Morte)
*
O Enigma de Outro Mundo (The Thing, 1982)
Melhor que: The Thing From Another World, 1951 (dirigido por Howard Hawks, o filme original chegou a ser considerado o melhor sci-fi lançado na década de 1950)
*
A Pequena Loja dos Horrores (Little Shop of Horrors, 1986)
Melhor que: The Little Shop of Horrors, 1960 (o original contava com Jack Nicholson, em uma pequena aparição)
*
Atração Fatal (Fatal Attraction, 1987)
Melhor que: Diversion, 1980 (um filme britânico feito para a televisão)
*
True Lies (1994)
Melhor que: La Totale!, 1991 (filme francês, aparentemente pouco conhecido fora do país)
*
Onze Homens e Um Segredo (Ocean’s Eleven, 2001)
Melhor que: Ocean’s Eleven, 1960 (o elenco original contava com Frank Sinatra, Dean Martins e Sammy Davis Jr.)
*
Os Infiltrados (The Departed, 2006)
Melhor que: Infernal Affairs, 2002 (filmado em Hong Kong, foi um enorme sucesso de bilheteria e teve até continuação)
*
Bravura Indômita (True Grit, 2010)
Melhor que: True Grit, 1969 (que rendeu o Oscar de Melhor Ator para John Wayne)
**
Concorda com a lista? Quais outros remakes, na sua opinião, são melhores que as obras que os inspiraram? Deixe seu comentário aqui no blog!