Não tem jeito. A cada semana surge uma lista nova dos “melhores filmes de todos os tempos”. Caso o blog se dedicasse a somente divulgar estes Top 10, Top 100 ou derivados, certamente haveria assunto pra muitos posts. A mais recente, que tem causado certa repercussão em vários sites, redes sociais e outros blogs da vida, é a formulada pela revista The Hollywood Reporter, que apresenta os 100 melhores filmes já produzidos, conforme a ótica de representantes de Hollywood, a grande indústria cinematográfica norte-americana.
De acordo com a revista, foram ouvidas 2.120 pessoas, entre executivos de estúdios, diretores, agentes, produtores, diretores de fotografia, publicitários e por aí vai. A ideia era justamente mostrar como Hollywood vê a si mesma, apesar de que não havia nenhuma restrição para que filmes estrangeiros fossem lembrados.
A lista final mostra como a indústria hollywoodiana é egocêntrica e reforça que seu produto principal é mesmo o entretenimento — não espere encontrar obras ditas “de arte” na relação, ou produções controversas e ousadas (há algumas poucas ali, ao menos). Não que isso seja ruim por si só. Há décadas os grandes estúdios têm dialogado com o público e oferecido o que a grande maioria dos espectadores quer ver. De certa forma, ganham os dois lados. Por isso, não é surpresa que a lista do The Hollywood Reporter seja muito semelhante a outras listas divulgadas recentemente ou que são referência quanto ao gosto popular, como a relação dos melhores filmes do IMDb ou a lista dos leitores da Empire.
Mesmo assim, é curioso (e difícil) engolir que aqueles que trabalham na própria indústria do cinema julguem que Pulp Fiction ou O Mágico de Oz são melhores do que 2001: Uma Odisseia no Espaço. Ou que Akira Kurosawa e seu épico Os Sete Samurais está justamente no fim da lista, na centésima colocação, atrás de, vejamos… Avatar, Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu, Duro de Matar, A Origem e tantas outras indicações um pouco duvidosas. Outra curiosidade: Woody Allen é citado uma única vez, com Annie Hall (que no Brasil recebeu o horrível título Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), enquanto Steven Spielberg é celebrado como o Steve Jobs do cinema (veja a lista com os diretores mais lembrados logo abaixo).
Pra ir direto ao ponto, segue a lista dos 20 melhores filmes da história segundo Hollywood (confira a lista completa com as 100 obras aqui, em inglês):
1. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)
2. O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939)
3. Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)
4. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
5. Pulp Fiction (1994)
6. Casablanca (1942)
7. O Poderoso Chefão: Parte 2 (The Godfather: Part 2, 1974)
8. E.T. – O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982)
9. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)
10. A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)
11. Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977)
12. De Volta para o Futuro (Back to the Future, 1985)
13. Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981)
14. Forrest Gump, o Contador de Histórias (Forrest Gump, 1994)
15. …E o Vento Levou (Gone with the Wind, 1939)
16. O Sol é para Todos (To Kill a Mockingbird, 1962)
17. Apocalypse Now (1979)
18. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977)
19. Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990)
20. A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946)
*
Pra ir um pouco mais adiante, vejamos quais os cineastas preferidos da indústria hollywoodiana, segundo a lista, levando em conta o número de filmes de cada diretor que entraram na relação:
Sozinho no topo, em primeiro lugar: Steven Spielberg, com 7 filmes (E.T; A Lista de Schindler; Os Caçadores da Arca Perdida; Tubarão; O Resgate do Soldado Ryan; Jurassic Park; Contatos Imediatos do Terceiro Grau)
Empatados em segundo lugar, com quatro filmes cada:
Ridley Scott (Blade Runner; Alien; Thelma e Louise; Gladiador)
Stanley Kubrick (2001: Uma Odisseia no Espaço; Laranja Mecânica; Dr. Fantástico, O Iluminado)
Alfred Hitchcock (Psicose; Janela Indiscreta; Intriga Internacional; Um Corpo que Cai)
Outras figurinhas carimbadas, com três filmes cada:
Christopher Nolan (Amnésia, A Origem, O Cavaleiro das Trevas)
Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão: Parte 2, Apocalypse Now)
Martin Scorsese (Os Bons Companheiros; Taxi Driver; Touro Indomável)
*
E aí, para você, quais obras mereciam entrar na lista ou serem excluídas dela? A lista de Hollywood é um padrão a ser seguido? Deixe seu comentário aqui no blog!
**