• Carregando...
Os filmes essenciais da Revista Bravo! (ou por que gostamos tanto de listas)
| Foto:

Como de praxe, toda quarta-feira trago aqui algumas dicas de revistas, livros, documentários, games ou aplicativos sobre cinema. Quer divulgar seu próprio blog ou lembra de alguma sugestão bacana? Deixe sua contribuição nos comentários!

*

Há alguns anos, mais precisamente em 2007, a revista Bravo!, da editora Abril, lançou uma série de edições especiais que se propunham a relacionar 100 obras essenciais de diferentes gêneros e categorias, em ordem de importância. Entre tantas edições, houve aquelas dedicadas aos 100 livros essenciais da literatura mundial, 100 contos essenciais, 100 lugares essenciais… e para nosso deleite, os 100 filmes essenciais da história do cinema.

Divulgação.
100 filmes essenciais da Bravo!: para levar junto na hora de gastar em DVDs.

Esse tipo de lista abunda nas revistas, livros e páginas da internet. Acredito que nós, cinéfilos, vivemos uma relação de amor e ódio com as tais relações, principalmente quando elas seguem alguma espécie de ranking. Afinal, por mais completa e extensa que uma lista possa parecer, como o popular 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer, nunca haverão unanimidades do início ao fim. Sempre haverá quem ficará indignado pelo filme X ter ficado de fora, o filme Y ter sido relegado às ultimas posições, ou o filme Z ter sido levado a sério a ponto de ser lembrado.

Mas, como bem disse nosso amigo Nelson Rodrigues, não precisamos e nem devemos buscar unanimidades. As famosas listas estão aí pra isso mesmo, pra embasar discussões acaloradas, seja dentro da Academia ou na mesa de bar. No mínimo, servem para que possamos coletar indicações de filmes que, por um motivo ou outro, merecem nossa atenção em algum momento. Eu mesmo devo ter uns cinco livros que trazem listas de filmes “essenciais, imperdíveis, obrigatórios” e outros adjetivos subjetivos.

Voltando à revista Bravo!, devo dizer que é uma pena que as edições estejam esgotadas e não tenham sido mais relançadas nas bancas (novas edições foram publicadas em 2008 e 2009). No próprio site da revista ou da Abril não é possível achar um exemplar. O jeito é garimpar nos sebos ou pedir emprestado pra quem comprou na época.

Divulgação.
Cidadão Kane: figurinha carimbada nas listas de melhores filmes (e com razão).

A revista dos 100 filmes essenciais é caprichada, ricamente ilustrada, e os artigos que acompanham a indicação dos filmes cumprem muito bem o papel de atiçar a nossa curiosidade e explicar porque, de fato, tal filme pode ser considerado essencial. Essa mesma revista serviu de base para eu comprar alguns DVDs, no início da minha coleção. Não me arrependi de nenhuma indicação, mesmo para aquelas produções mais “obscuras”.

Um cidadão inspirado relacionou todos os filmes listados pela revista, com os respectivos diretores e anos de lançamento, aqui neste site. Mas reproduzo abaixo a lista dos primeiros 10 filmes essenciais da Bravo!. Há algumas figurinhas carimbadas, sempre nas listas de melhores filmes, como Cidadão Kane, Casablanca e O Poderoso Chefão:

1º. Cidadão Kane (Citizen Kane, de Orson Welles)

2º. O Poderoso Chefão (The Godfather, de Francis Ford Copolla)

3º. Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, de Elia Kazan)

4º. Um Corpo que Cai (Vertigo, de Alfred Hitchcock)

5º. Casablanca (Casablanca, de Michael Kurtiz)

6º. 8 1/2 (8 1/2, de Federico Fellini)

7º. Lawrence da Arabia (Lawrence of Arabia, de David Lean)

8º. A Regra do Jogo (La Règle du Jeu, de Jean Renoir)

9º. O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, de Sergei Eisenstein)

10º. Rastros de Ódio (The Searchers, de John Ford)

Reconheço que “essencial” pode ser um adjetivo um pouco vago. Mas vejamos assim: esses 10 filmes acima estão entre aqueles que, daqui a 50 anos, continuaremos comentando e assistindo. São filmes que resistem ao tempo e continuarão resistindo, bravamente.

Resolvi entrar na brincadeira da Bravo! e fazer minha singela lista de 10 filmes “essenciais”. Ao contrário da revista, não vou relacionar por ordem de importância ou qualidade (até porque, convenhamos, é muito difícil comparar filmes com propostas totalmente diferentes e dizer qual é melhor). Para mim, os filmes abaixo são aqueles que eu veria outras cinco ou dez vezes e indicaria, sem dúvida alguma, para o meu melhor amigo (e mesmo para o meu pior inimigo):

Janela Indiscreta (Rear Window, de Alfred Hitchcock)

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, de Stanley Kubrick)

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, de Billy Wilder)

Os Bons Companheiros (Goodfellas, de Martin Scorsese)

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, de Woody Allen)

Era Uma Vez no Oeste (Once Upon a Time on the West, de Sergio Leone)

Amnésia (Memento, de Cristopher Nolan)

Clube da Luta (Fight Club, de David Fincher)

Scarface (Scarface, de Brian De Palma)

Antes do Amanhecer (Before Sunrise, de Richard Linklater)

Divulgação.
Annie Hall: aí está um filme que eu levaria para uma ilha deserta (que tivesse uma TV e um DVD, diga-se de passagem)

Já adianto que fiz a lista sem pensar muito, apenas relacionando os primeiros títulos que me vinham à cabeça. Senão, passaria horas e horas para tentar chegar a outras opções. Ah, também deixei de fora os que foram citados pela Bravo!. O Poderoso Chefão e Sindicato de Ladrões, por exemplo, são tão essenciais para mim quanto os outros acima.

E para você, quais são seus 10 filmes essenciais? Ou qual filme você acha que não pode ficar de fora numa lista dessa? Comente aí embaixo! Conforme as listas de vocês surjam, vou atualizando o post e jogando as relações aqui pra cima, pra ficar mais fácil de todos visualizarem e darem seus pitacos.

ATUALIZADO!

Alguns leitores do blog já deram suas contribuições sobre seus filmes preferidos, ou ditos “essenciais”. Segue abaixo, com os devidos apontamentos dos próprios leitores!

Cristina

Acho que estes têm que estar, pelo menos, no Top 100…

– Perdidos na Noite
– Sete Homens e um Destino
– Um Estranho no Ninho
– O Iluminado
– Nascido para Matar
– Intriga Internacional
– Meu Tio
– Spartacus
– O Sétimo Selo

Renara Almeida

– A Lista de Schindler
– O Paciente Inglês
– Central do Brasil

Neco

Entre os filmes que mais gostei e ainda lembro estão:

– Um Corpo que Cai
– Cantando na Chuva
– Picnic
– Beau Geste
– Meu Tio
– Filmes c/ a Liz Taylor
– Sansão e Dalila

Ronan Turnes

– Cantando na Chuva
– E o Vento Levou
– O Mágico de Oz
– Cidade de Deus
– Star Wars (toda a trilogia antiga, esqueçam a nova!)
– Se7en
– De Volta para o Futuro (apesar do terceiro filme ser o mais fraco)
– Leon, o Profissional
– O Exorcista
– Cães de Aluguel

O Ronan também deixou um link de um álbum que ele criou no Facebook para homenagear algumas das cenas mais icônicas do cinema. Dá pra acessar aqui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]