Estão publicados mais dois editais de concursos para ingresso nas forcas armadas. Ao todo, são 730 vagas imediatas para cadetes e oficiais do Exército e da Marinha, sendo que ambos exigem apenas o nível médio de formação. Veja abaixo mais detalhes de cada seleção.
Exército
De acordo com o edital de abertura (acesse aqui) são 445 vagas para ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada em Campinas, no estado de São Paulo, sendo 400 para homens e 45 para mulheres. Os aprovados vão ingressar no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB). Para concorrer a uma das vagas é preciso ter nível médio concluído, idade entre 17 e 22 anos e, ainda, altura mínima de 1,60m para candidatos homens e 1,55 para mulheres.
LEIA TAMBÉM: Escola Naval da Marinha abre concurso de nível médio com 31 vagas.
As inscrições serão recebidas até o dia 08/06/2018 pelo site www.espcex.eb.mil.br, com taxa de participação de R$ 90. Todos os candidatos farão exame intelectual nos dias 29 e 30 de setembro de 2018 com as matérias de português, redação, física, química, matemática, geografia, história e inglês. Haverá também inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação de requisitos. A matrícula na EsPCEx deverá ser feita em 16 de fevereiro de 2019.
As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras, além das cidades de Uberlândia (MG), Três Corações (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ), Taubaté (SP), Lins (SP), Santa Maria (RS) e Vila Velha (ES).
O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, sendo um ano nas instalações da EsPCEx em Campinas (SP), onde o militar em formação recebe o título de aluno e quatro anos nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) na cidade de Resende (RJ), onde o militar em formação recebe o título de cadete. Durante a realização do curso na AMAN o cadete homem poderá optar pelos cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência e material bélico. A cadete mulher tem menos opções e poderá optar somente pelos cursos de intendência ou de material bélico.
Marinha
De acordo com o edital de abertura (acesse aqui) são 285 vagas para ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), sendo 170 para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro (RJ) e 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) em Belém (PA). Para concorrer a uma das vagas é preciso ter nível médio concluído e idade entre 17 e 23 anos.
LEIA TAMBÉM: Autorizado concurso da Aeronáutica com 637 vagas para civis.
As inscrições serão recebidas até o dia 08/06/2018 pelo site www.marinha.mil.br, com taxa de participação de R$ 65. Todos os candidatos farão exame de conhecimentos no dia 18 de agosto de 2018. Haverá também seleção psicofísica, teste de suficiência física, período de adaptação e verificação de documentos e, ainda, o curso de formação com matrículas previstas para 28 de janeiro de 2019.
Na EFOMM os candidatos serão formados oficiais de Náutica e de Máquinas. Os alunos estudam na escola em regime de internato por três anos. Ao terminar o curso, o aluno será declarado bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior) e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º tenente.
LEIA TAMBÉM: Quer seguir carreira militar? Forças Armadas terão 25 concursos em 2018.
Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião