• Carregando...
Para participar da seleção é preciso ter graduação em engenharia civil na área de fortificação e construção. (Foto: Felipe Barra/Ministério da Defesa)
Para participar da seleção é preciso ter graduação em engenharia civil na área de fortificação e construção. (Foto: Felipe Barra/Ministério da Defesa)| Foto:

Está aberto mais um concurso de admissão do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército. O edital de abertura publicado no Diário Oficial da União traz 5 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Ativa (CA/CFrm) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) , sendo uma vaga reservada a pessoas negras.

LEIA TAMBÉM: Exército abre 122 vagas para oficiais de saúde; inicial é de R$ 8,2 mil

Os aprovados terão cargo de primeiro-tenente e deverão exercer atividades pelo período mínimo de cinco anos. As vagas são para homens e mulheres e, para participar da seleção, é preciso ter graduação em engenharia civil na área de fortificação e construção e, no máximo, 26 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (2019), além de outros requisitos listados no edital de abertura.

Inscrições e Provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 1º/08 e 06/09/2018 no site do www.ime.eb.br com taxa de participação no valor de R$ 110. Há previsão da isenção do pagamento da taxa de inscrição em casos especificados no edital de abertura, que deverá ser solicitada por via postal ou protocolada diretamente no IME, durante o horário de atendimento ao público externo, no período de 1º a 10 de agosto de 2018.

Todos os candidatos farão prova de conhecimentos específicos em engenharia civil na área de fortificação e construção, e duas provas de português e inglês nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2018. Os classificados no exame intelectual farão, ainda, inspeção de saúde, exame de aptidão física e, por fim, o curso de formação no IME, no qual é necessário passar pelo período de adaptação em período integral, no regime de internato, para que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira. Também terão as instruções iniciais sobre a doutrina militar, sobre o curso e serão submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar.

LEIA TAMBÉM: Aeronáutica abre concurso com 279 vagas de nível médio para ambos os sexos

Após o período de adaptação, os candidatos serão matriculados no Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM). Após a conclusão e aprovação no primeiro curso, o aluno será aceito no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM). Os aprovados em todas as etapas do concurso serão graduados como primeiro-tenente do QEM.

LEIA TAMBÉM: Quer seguir carreira militar? Forças Armadas terão 25 concursos em 2018

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]