DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Neymar foi flagrado xingando o árbitro de Brasil e Costa Rica (2 a 0) ao menos três vezes pelas câmeras da FIFA, responsável por gerar as imagens da Copa do Mundo 2018. Em nenhuma delas, entretanto, o camisa 10 do Brasil acabou advertido com cartão amarelo.
Os xingamentos em português (“vai tomar no…) proferidos diretamente ao juiz holandês, Bjorn Kuipers, evidenciam o destempero do craque brasileiro. Já na segunda etapa, Neymar tomou um cartão amarelo após socar a bola contra o gramado, ao não concordar com uma marcação da arbitragem durante o jogo em São Petersburgo.
LEIA MAIS: Neymar, menos choro e mais bola. Até então, Coutinho é o cara do Brasil na Copa
A atitude do jogador pode render punição por parte da FIFA. A entidade prevê a situação em seu código disciplinar, no artigo 57, por “conduta ofensiva”. As sanções, indicadas no artigo 10, podem ser desde uma simples advertência até suspensão e perda de prêmios.
Foi o que ocorreu com Lionel Messi em situação semelhante. O argentino xingou o auxiliar brasileiro Emerson de Carvalho durante a vitória de sua seleção sobre o Chile, por 1 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O camisa 10 recebeu quatro jogos de punição que, mais tarde, acabou revogada.
>> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos
>> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia
>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias
VELHO CRONISTA: Neymar e a desnecessária carretilha da discórdia
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião