DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – O zagueiro da Croácia, Vida, recebeu “marcação cerrada” da torcida russa na semifinal com a Inglaterra, no Estádio Luzhniki, em Moscou. Toda vez que o camisa 21 tocava na bola, as vaias vinham das arquibancadas.
A “perseguição” tem explicação. Em um vídeo que circulou na internet, Vida apareceu fazendo a saudação “Glória à Ucrânia”, após bater os donos da casa nas quartas de final, nos pênaltis. Rússia e Ucrânia vivem uma crise política desde 2014, por causa da disputa pelo território da Crimeia.
Vida gravou o vídeo com um integrante da comissão técnica croata, Ognjen Vukojevic, que postou no Instagram. O auxiliar acabou afastado e multado em R$ 58 mil pela Fifa, enquanto o jogador foi advertido e virou alvo de uma investigação. A entidade não admite manifestações políticas relacionadas ao futebol.
A frase dita pelos croatas faz referência ao slogan da revolução pró-europeia que derrubou o presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Yanukovych, em 2o13. O jogador tem ligações com a Ucrânia porque defendeu por cinco anos o Dínamo de Kiev. Diante da repercussão negativa, Vida se desculpou e disse que foi mal interpretado.
Veja o vídeo:
Croatia footballers say Vive Ukraine
Say “this is victory for Ukraine” pic.twitter.com/AcsNxLZjme— English Russia (@EnglishRussia1) 7 de julho de 2018