Em todo o Paraná, o “campeão” na disputa por uma cadeira de deputado federal foi o candidato Sargento Fahur (PSD), eleito com mais de 300 mil votos. Mas, o desempenho de outros eleitos também chama a atenção, pela quantidade de votos que conquistaram em um único local.
O caso mais emblemático é do deputado federal eleito Luizão Goulart (PRB). Do total dos votos apurados na cidade de Pinhais, 71,90% foram destinados a ele. Luizão já foi prefeito de Pinhais, município localizado na região metropolitana de Curitiba, e terminou o seu segundo mandato no Executivo local com alto índice de aprovação.
Entre todos os 30 eleitos para a bancada do Paraná, Luizão acabou sendo o quarto mais votado no pleito do último dia 7.
Outros eleitos também conquistaram mais da “metade de uma cidade”. Pedro Lupion (DEM) foi eleito com a ajuda em peso do eleitorado de Figueira: na cidade, 68,47% dos votos foram para Lupion, que hoje exerce mandato de deputado estadual.
Do total de votos em Terra Boa, 61,75% foi para Luciano Ducci (PSB), que acabou reeleito. Em Santa Cecília do Pavão, Luísa Canziani (PTB) levou 57% dos votos. Ela é filha do atual deputado federal Alex Canziani (PTB) e vai exercer seu primeiro mandato. O reeleito Toninho Wandscheer (PROS) abocanhou 56,85% dos votos em Nova América da Colina. Outro reeleito, Ricardo Barros (PP) fez 51,41% em Quinta do Sol.
Outros três deputados federais reeleitos conquistaram mais de 50% dos votos em mais de uma cidade: Hermes Frangão Parcianello (MDB) fez 56,06% em Ubiratã e 55,32% em Inajá; Sérgio Souza (MDB) fez 55,71% em Brasilândia do Sul e 54,91% em Francisco Alves; Zeca Dirceu (PT) fez 52,06% em Guaporema e 50,84% em Paranapoema.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião