(Colaborou Kelli Kadanus)
O ex-diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Nelson Leal Júnior trocou de advogado. Desde o último domingo (22), quem encabeça a defesa dele na ação penal derivada da Operação Integração (48ª fase da Lava Jato) é o advogado Tracy Reinaldet, conhecido pela experiência que detém para fechar acordos de colaboração premiada com o Ministério Público Federal (MPF).
Ao lado do advogado Antônio Figuereido Basto, Tracy Reinaldet chegou a atuar, por exemplo, na delação do doleiro Alberto Youssef. Recentemente, Tracy Reinaldet abriu seu próprio escritório.
Quem também entrou na defesa de Nelson Leal Júnior é o advogado Gustavo Sartor, que recentemente obteve um acordo de colaboração premiada para Maria do Rocio Nascimento, na Operação Carne Fraca.
Ou seja, o ex-diretor-geral do DER contratou dois advogados com experiência em delações.
Não se tem certeza, contudo, se a troca de advogados significa, necessariamente, que há mais uma delação no forno. Até aqui, Nelson Leal Júnior, que está preso há dois meses, tem negado os crimes apontados pelo MPF.
Ao deixar a defesa de Nelson Leal Júnior, o advogado Beno Brandão justificou no processo que “foi contratado para o especial fim de defender os interesses do outorgante durante o inquérito policial, sendo que a relação não se estendeu para a defesa em sede de ação penal”.
A Operação Integração foi deflagrada em 22 de fevereiro último, ainda na gestão Beto Richa (PSDB). Em 2 de abril, o ex-DER foi acusado pelo MPF pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva, estelionato e organização criminosa. Dois dias depois, o juiz federal Sergio Moro o transformou em réu, ao acolher parcialmente a denúncia. O juiz Moro só rejeitou a acusação por corrupção passiva, e acatou as demais.
Outras 16 pessoas figuram como réus na mesma ação penal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião