Os dois deputados federais do Paraná filiados ao PSB, o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci e o ex-prefeito de São José dos Pinhais Leopoldo Meyer, divulgaram ontem (8) uma nota na qual se posicionam contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo federal.
Aliada do presidente Temer, a dupla se soma ao grupo de parlamentares que integram a base do Planalto mas estão descontentes com o texto enviado pelo Planalto.
Na nota, os paranaenses dizem que a Reforma da Previdência nos termos propostos “fere direitos já garantidos pela Constituição Federal”, em uma afronta a “conquistas históricas da população”. “A previdência é um direito social que expressa o reconhecimento da contribuição do cidadão na construção e formação da riqueza nacional. É este princípio, humanitário, que está sendo ameaçado”, escrevem eles.
Ducci e Meyer também avisam que não se recusam a debater as regras atuais, mas ponderam que há mudanças propostas no texto do governo federal que seriam “inaceitáveis”, como a equiparação do direito à aposentadoria entre homens e mulheres; a integralidade da aposentadoria com 49 anos de contribuição; e o desmonte da aposentadoria rural, por exemplo.