Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Mesmo fora das urnas, Meurer e Sperafico poderão indicar “herdeiros” de fatia do Fundão Eleitoral

Deputado federal Dilceu Sperafico (PP-PR). Foto: Vinicius Loures/Arquivo Câmara dos Deputados (Foto: )

Apenas dois dos 30 deputados federais do Paraná não devem entrar na disputa eleitoral de outubro: os pepistas Dilceu Sperafico e Nelson Meurer. Apesar disso, por serem detentores de mandato, ambos vão poder destinar fatias do Fundão Eleitoral para outros candidatos. A regra está prevista em uma resolução do Partido Progressista (PP), publicada no início do mês, e que trata dos critérios de distribuição do dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

Em um dos trechos da resolução, o comando do PP define que “os deputados federais, de qualquer gênero, que não serão candidatos a nenhum cargo, poderão indicar qualquer candidato novo a deputado federal da sua preferência, ao qual será destinado o equivalente a 100% do valor resultante dos critérios fixados neste artigo que seria destinado àqueles se fossem candidatos à reeleição (…)”.

Se candidatos à reeleição, eles teriam direito, cada um, a R$ 2 milhões do Fundão Eleitoral para aplicar nas suas campanhas. Como resolveram não disputar o pleito, o mesmo valor poderá ser destinado a um “candidato novo”, escolhido por eles. Ou seja, embora tenham decidido ficar fora das urnas, ainda assim manterão influência na disputa.

Tanto Meurer quanto Sperafico estão no sexto mandato na Câmara dos Deputados. Mas o segundo está atualmente licenciado, à frente da Casa Civil de Cida Borghetti (PP), pré-candidata ao governo do Paraná. Já Meurer responde a um processo disciplinar no Conselho de Ética, na esteira de uma condenação no âmbito da Operação Lava Jato, e pode perder o mandato antes de janeiro de 2019.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.