Um grupo de deputadas federais e senadoras apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma consulta sobre a aplicação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha Eleitoral, o chamado “fundão eleitoral”, nas eleições de outubro. As parlamentares querem saber se o “fundão eleitoral” seguirá ou não regra semelhante ao que foi estabelecido para a distribuição do dinheiro do conhecido Fundo Partidário, o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos.
A pergunta ao TSE surge na esteira de uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que as candidaturas femininas deverão receber, no mínimo, 30% de todo o dinheiro do Fundo Partidário que for destinado a campanhas eleitorais. Assim, as parlamentares querem saber se haverá uma reserva mínima de recursos também no âmbito do “fundão eleitoral”.
Com o veto às doações de empresas para campanhas políticas, o Fundo Partidário e o “fundão eleitoral” passaram a ser as duas principais fontes de recursos dos candidatos. Juntos, eles devem representar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2018 para as legendas partidárias.
O julgamento
Em 15 de março último, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), os ministros do STF derrubaram parte da Lei 13.165/2015, no ponto que determinava que os partidos políticos deverão reservar para suas candidatas no mínimo 5% e no máximo 15% do montante do Fundo Partidário que for destinado ao financiamento eleitoral.
O STF declarou inconstitucional a definição de um teto de 15%, já que não há limite semelhante para candidaturas de homens. Além disso, o STF também estabeleceu que a fatia mínima deve ser de 30%, e não de 5%, em sintonia com o regime de cotas em vigor desde 1997, e que manda as legendas preencherem as vagas de postulantes a mandatos eletivos com, pelo menos, 30% de mulheres.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião